04 OUT 2013
Prefeitura apoia Campanha de cadastro de doadores de medula óssea

A Secretaria Municipal de Saúde participará, de 07 a 10 de outubro, com o grupo Madu Medula, da campanha de cadastramento de doadores de medula óssea realizada pelo Hemocentro de Marília.

A campanha contará com a participação de servidores municipais da Secretaria de Saúde, tendo como objetivo elevar o número de pessoas cadastradas no REDOME (Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e, consequentemente, aumentar as chances de se encontrar doadores compatíveis confrontando os dados com os pacientes cadastrados no REREME (Registro de Receptores de Medula Óssea).

Para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e coletar os 5 ml de sangue para a realização do exame de histocompatibilidade (HLA). A chance acontecer a doação é de uma em 100 mil pessoas e para isso acontecer é necessário haver compatibilidade genética com o receptor.

Se você tem entre 18 e 55 anos, basta se dirigir a um dos postos de coleta (citados abaixo) portando RG e cartão SUS, preencher uma ficha com dados pessoais, informar o telefone de dois familiares e fazer a coleta da amostra de sangue. Saiba onde e em que horário você pode se cadastrar para ser doador:

De 07 a 10/10/2013 no Centro de Saúde I (Postão) e na UBS COHAB das 08h às 18 horas

Dia 07/10/2013 – das 19h20h às 22h30 nas Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO

Dia 09/10 na Faculdade Estácio de Sá das 19h30 às 22 horas

A doação e o transplante de medula óssea

É importante saber que a medula óssea é encontrada no interior dos ossos e produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo. A medula óssea é o conjunto de células responsáveis pela produção dos elementos do sangue, estando na corrente sanguínea e alojada no interior dos ossos (tutano). Não se trata de Medula Cervical/Espinhal.

O transplante de medula óssea é um procedimento simples e não é necessária a realização de cirurgia. A coleta é feita através de punção direta da medula com agulha ou através da máquina de aférese. O transplante é a única chance de vida a alguns portadores de diversos tipos de câncer (mais de 70), entre os quais a Leucemia. Quando diagnosticada a necessidade do transplante de medula óssea, o doente tem 25% de possibilidade de encontrar a compatibilidade entre seus irmãos (filhos dos mesmos pais). Não havendo essa compatibilidade, serão efetuadas buscas nos banco de candidatos a doadores voluntários de medula óssea existentes no Brasil e em outros países.

Quem necessita? Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como por exemplo, leucemias, ou portadores de aplasia de medula, ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação.

Para se cadastrar como candidato a doador a pessoa não pode:

Ter tido hepatite após a infância (10/12 anos),

Não ser dependente de Insulina e

Não tenha feito quimio ou radioterapia.