23 OUT 2013
8º Curta Ourinhos começou nesta segunda-feira

O 8º Curta Ourinhos iniciou nesta segunda-feira, 21, com oficinas de cinema no Espaço CEIART, exibição de filmes e mesa de bate-papo com José Mojica Marins, o “Zé do Caixão”.

Às 19h, no Teatro Municipal Miguel Cury foi exibido o filme “À Meia Noite Levarei Sua Alma” do ator e diretor José Mojica, com a presença da prefeita Belkis Fernandes e do secretário de cultura Fernando Cavezalle.

Posteriormente, foi formada uma mesa com estudiosos de cinema e cinéfilos que fizeram perguntas ao Zé do Caixão, sobre o filme e sua carreira. A plateia também participou com diversas perguntas.

Nesta terça-feira, 22, o convidado especial do dia será o cineasta do Núcleo Audiovisual Nós do Morro, Gustavo Melo. O Nós do Morro é um grupo que atua em várias frentes no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro, para democratizar o acesso à cultura e à arte.

Quarta, 23, é a vez de Ubirajara Zambotto, o Bira, figura famosa entre os cinéfilos ourinhenses. Bira é um estudioso da história do cinema e grande conhecedor de tecnologias de projeção. Ele conversa com o público sobre questões como o avanço do 3D no cinema, o fim dos filmes em película e outros assuntos que estão na ordem do dia.

Por fim, na quinta, 24, a cineasta Liz Marins encerra a lista de participações especiais. Liz Marins, filha de José Mojica Marins, é cineasta, atriz, escritora e intérprete da personagem Liz Vamp. Diretora de curtas premiados como Aparências, Liz já ministrou diversos workshops de cinema e vídeo. Atualmente, ela viaja pelo Estado através de projeto do Museu da Imagem e do Som.

Além dos encontros com os convidados especiais que acontecem no Teatro Municipal Miguel Cury, sempre iniciando às 19h, com entrada franca, a programação do 8º curta segue com oficinas no espaço CEIART e exibição de curtas em diversas escolas e universidades de Ourinhos.

FOTO: Secretário de cultura Fernando Cavezalli, José Mojica “Zé do Caixão” e a Prefeita Belkis Fernandes na abertura do 8º Curta Ourinhos