29 OUT 2013
Secretaria de Saúde participa de mobilização de combate à Dengue

Na última quarta-feira, 23, foi promovida uma mobilização que percorreu algumas ruas do bairro da Vila Margarida com a finalidade de alertar a população sobre a dengue.

O evento contou com a participação de alunos e professores da APAE de Ourinhos, agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica, Educadora em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, além dos funcionários da empresa PB Lopes – Concessionária Scania, a qual há 5 anos desenvolve o projeto Ipê-amarelo na APAE de Ourinhos.

O movimento percorreu as ruas com cartazes e faixas com mensagens sobre a eliminação de criadouros nos quintais das casas e quanto aos sinais e sintomas da doença.

Combate à dengue da Vigilância Epidemiológica

De acordo com dados oficiais da Vigilância Epidemiológica de Ourinhos, do início de outubro até o final de setembro, a cidade registrou 108 casos de dengue, sendo 91 autóctones e 17 importados. Em junho, agosto e setembro apenas 1 caso foi registrado no município.

Isso significa que os casos confirmados da doença tem diminuído vertiginosamente na cidade, principalmente devido às ações da Vigilância Epidemiológica, que realiza a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como de mosquito adultos por nebulização.

Para Ourinhos se manter fora de um quadro alarmante de dengue, a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica ressalta que a colaboração da população é essencial para a continuidade do controle e combate ao mosquito transmissor.

Os munícipes devem dedicar 10 minutos por semana para verificar e eliminar qualquer ambiente que seja propício para a proliferação do mosquito tanto em suas casas, como nos locais de trabalho e escola. A única forma de prevenção é a ação da população contra o mosquito.