22 NOV 2013
CAMPANHA “FIQUE SABENDO” 2013 COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas), realizará entre os dias 25 e 30 deste mês a Campanha Nacional “Fique Sabendo”. Este ano será utilizado o método de teste rápido para realização de exames de HIV e Sífilis.

O teste rápido é confiável é seguro e toda a população pode realizá-lo. O teste estará disponível entre os dias 25 e 29 no Postão/CSI das 8h às 16h e no sábado, 30 no CTA/COAS (Centro de Testagem e Aconselhamento / Centro de Orientação e Apoio Sorológico) das 8h às 17h. Para realização dos exames é necessário apresentar documentação com foto.

O principal objetivo da campanha é realizar o teste em pessoas que nunca foram testadas. Lembrando que não existe mais grupo de risco, e sim comportamento de risco em que coloca a pessoa em situação de vulnerabilidade para contrair tanto o HIV quanto as demais DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Toda a população tem o direito de conhecer sua condição sorológica se positiva ou negativa. E todo portador de HIV tem direito ao tratamento e acompanhamento livre de preconceito, discriminação ou julgamentos.

Com o diagnóstico precoce o portador de HIV pode ter uma excelente qualidade de vida, desde que mantenha o tratamento e acompanhamento correto. AIDS não tem cura, mas tem tratamento que deve ser iniciado o quanto antes.

No sábado, 23, agentes da Secretaria de Saúde estarão no calçadão com stands da “Fique Sabendo” entregando folders, materiais da campanha e preservativos