15 FEV 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
1.241 NOVAS EMPRESAS FORAM ABERTAS EM OURINHOS NO ANO PASSADO

A prefeitura de Ourinhos comemora o índice positivo de crescimento e desenvolvimento econômico da cidade registrado em 2013. Segundo dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), em 2013 a cidade de Ourinhos registrou a abertura de 1.241 novas empresas, uma média de 103 empreendimentos por mês e registrou no mesmo período o fechamento de apenas 190 empreendimentos.

O relatório aponta que as microempresas (1.166) lideraram as aberturas, seguido pelas empresas normais (45) e empresas de pequeno porte (30).

O secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias celebra a notícia. “Nosso município tem se firmado como importante polo regional comercial, industrial, universitário, médico e de serviços, e esses dados confirmam a tendência de continuar crescendo e atraindo ainda mais investimentos, com a consequente geração de renda e emprego”.

No que diz à geração de emprego, o saldo positivo nos postos de trabalho gerados, verificado no ano anterior, aliado ao resultado positivo da balança comercial em mais de US$ 5l4 mil, que contribuiu para o resultado final da balança comercial do país, é fruto de ações que incentivam o investimento em nosso município.

A prefeita Belkis Fernandes, dentro de uma visão de empreendedorismo, tem buscado o diálogo e ações com todo o setor produtivo de nosso município, propondo ações que fomentem o desenvolvimento local e regional, e os resultados estão sendo colhidos, o que pode ser comprovado pelos dados das novas empresas que estão sendo instaladas, divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo.

“Esses resultados também são parte dos frutos colhidos pela articulação da prefeita Belkis junto às entidades representativas do nosso município, como SEBRAE, FIESP, Associação Comercial e Empresarial, AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos) e AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos e Região)”, acrescentou o secretário Messias.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos Diógenes Correa Leite fala da importância desse boom para a cidade. “Esse crescimento expressivo mostra que o governo municipal, a cidade de Ourinhos está com pensamentos e ações voltadas para o futuro. As empresas só se constituem em municípios planejados, ordenados e essa sinergia entre as secretarias municipais, a aplicação do Plano Diretor atraem os investidores, o que reflete em mais empregos, aumento da arrecadação e cada vez mais fortalece Ourinhos como polo regional de comércio, consolidando a cidade como referência para toda nossa região”, destacou.

AÇÕES DA PREFEITURA

Segundo a prefeita Belkis Fernandes “a prefeitura de Ourinhos tem implementado diversas ações e programas visando incentivar e principalmente facilitar aos investidores a abertura e ampliação de seus negócios no município”. Confira:

DISTRITO INDUSTRIAL PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA “LUÍS HENRIQUE FERNANDES - KIKO”, que possui uma área de mais de 30 mil m² distribuídos em 55 lotes que tem entre 360 e 680 m². A Prefeitura forneceu a infraestrutura como asfalto, água, energia, além de 2 galpões que servirão para essas micro e pequenas empresas realizarem reuniões, fazer seu show room.

“AGILIZA OURINHOS” - a prefeitura lançou o programa, visando facilitar a vida dos investidores, por meio de serviços com foco no empreendedorismo e vai integrar serviços como o Via Rápida Empreendedor, o POUPATEMPO, o SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) e também realizar a emissão de alvarás, dentre outras facilidades.

“SALA DO EMPREENDEDOR” - junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa sala tem como objetivo trazer os empreendedores, empresários e parceiros da Prefeitura como o SEBRAE, a Associação Comercial, a FIESP, SENAI, AIOR e a Câmara Municipal, as instituições vivas município para discutir o futuro da cidade.

SIL (SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO) - Somente 22 cidades do estado estão operando com o SIL em pleno funcionamento e felizmente Ourinhos é uma delas. Após um mês do SIL ter começado a funcionar, a prefeitura de Ourinhos ficou com a 6ª colocação entre as cidades onde o sistema já está funcionando e resolvendo de forma ágil, em um prazo máximo de 48 horas a liberação de licenças para as empresas de baixo risco.

(VRE) VIA RÁPIDA EMPRESA - O Via Rápida Empresa permite a realização dos serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades em um único atendimento.

REUNIÃO DOS EMPRESÁRIOS - as reuniões promovidas pela prefeitura visam fomentar novos negócios em Ourinhos por meio de uma proximidade maior entre lideranças da cidade, como empresários, representantes de entidades, Faculdades e o Governo Municipal.

GUIA OFICIAL DE OURINHOS - objetiva reunir informações turísticas do município. A terceira edição lançada no ano passado contém 80 páginas e está estruturada em quatro categorias da seguinte forma: guia de serviços, guia de compras, guia médico e guia de indústrias.

JUCESP EM OURINHOS

O Posto da Junta Comercial de Ourinhos funciona na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos e tem o objetivo de facilitar as aberturas, alterações e baixas de empresas mercantis. Na execução de suas funções, faz uma vistoria prévia nos processos e encaminha para registro em 3 dias úteis. Atende, também, pedidos de certidões e fotocópias de empresas registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Endereço: Av. Altino Arantes, 589 – Centro – CEP 19900-031.

Atendimento: Segunda à sexta-feira das 8h às 18 horas.

Tel.: (14) 3302.3307

E-mail: jucesp@aceourinhos.com.br

FOTO: Uma das ações implantadas pela Prefeitura foi a criação do Distrito Industrial para Micro e Pequena Empresa “Luís Henrique Fernandes – Kiko, na Vila São Luiz