04 MAR 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
TAXA DE SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS OURINHENSES FOI DE 82%

O relatório “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, publicado pelo SEBRAE no ano passado que teve como objetivo apresentar os resultados do último estudo sobre a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade no Brasil mostra que Ourinhos teve 521 empresas constituídas em 2007 e a taxa de sobrevivência foi de 82%, superior a taxa nacional que foi de 75,6% e do Estado de São Paulo com 78%.

O estudo publicado em 2013 revisa e dá continuidade ao de 2011, apresentando as taxas de sobrevivência das empresas com até 2 anos criadas em 2005, 2006 e 2007, utilizando todas as informações disponíveis dessas empresas até o ano de 2010, calculadas a partir de novos dados disponibilizados pela Secretaria da Receita Federal (SRF). As análises dão indícios de que não apenas a criação de empresas vem ganhando impulso, como também a taxa de sobrevivência vem melhorando a cada ano.

Em termos setoriais nacionais, para as empresas nascidas em 2007, verifica-se que a maior taxa de sobrevivência foi registrada nas empresas do setor industrial (79,9%), seguida pela taxa do comércio (77,7%), pela construção (72,5%) e pelo setor de serviços (72,2%).

CONFIRA O QUE PENSAM REPRESENTANTES DE ALGUNS SEGMENTOS RELACIONADOS AO BOM RESULTADO:

• SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO JOSÉ CLAUDINEI MESSIAS:

“Os dados demonstram que Ourinhos está em ritmo acelerado de crescimento, com índice de sobrevivência de empresas acima da média nacional e que o setor empresarial tem agido com maturidade em todas áreas, com solidez e buscado orientação principalmente junto ao SEBRAE para bem administrar os empreendimentos.

A articulação do poder público junto aos parceiros como SEBRAE, FIESP, ACE, AIOR e AERO, tem sido constante, com reuniões regulares, no sentido de incentivar e capacitar nos novos empreendedores e também solidificar as empresas já existentes. Para integrar ainda mais a administração municipal, a prefeita Belkis Fernandes entregou a Sala do Empreendedor, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, lançando o Programa "Agiliza Ourinhos", que é parte integrante do PIMC – Plano Integrado de Melhoria Contínua.

Para os próximos meses temos a expectativa de mais empreendimentos em nosso município, que, como já reiterado várias vezes, se firma como importante polo regional, onde vemos crescimento em todos setores, como comercial, industrial, universitário, médico, construção civil e de serviços”.

• GERENTE REGIONAL DO SEBRAE OURINHOS WILSON NISHIMURA:

"O fato de Ourinhos apresentar taxa de sobrevivência das empresas de 82%, índice superior à taxa nacional (73,6%) e estadual (75,9%), é muito importante para nós e nos deixa muito felizes. Demonstra primeiramente o comportamento empreendedor do empresariado local. E também que a cidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento econômico. A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, implementada por Ourinhos, leva benefícios às empresas e é um exemplo claro disso.

Outro fator é o papel de grande relevância exercido pelas organizações e poder público que apoiam as empresas da cidade (ACE, AIOR, CATI, FIESP, SEBRAE, SENAI, Sincomércio, Sindicato Rural, entre outras). Unidas, buscam representar, melhorar e consolidar as empresas e principalmente o desenvolvimento do município.

É importante destacar, porém, que para a manutenção ou melhoria do ótimo índice de sobrevivência conquistado pelas empresas de Ourinhos será necessário que o empresário busque cada vez mais se capacitar, aperfeiçoar seus processos, se diferenciar dos concorrentes e se dedicar incessantemente a encantar seus clientes, pois o mercado continuará altamente competitivo e somente as empresas melhores preparadas continuarão 'vivas'”.

• PRESIDENTE DA AIOR (ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE OURINHOS E REGIÃO) EDENILSON NATALE:

“Toda empresa quando iniciante deverá se firmar no mercado mostrando qualidade de seu produto e eficiência no atendimento de venda e pós venda, e por último preço final.

Se tivemos uma sobrevivência alta neste período analisado, isto nos leva a entender que nossos novos empresários e empreendedores souberam administrar com competência estes fatores que são determinantes para a permanência no mercado atual.

Nossas escolas, todas elas e são muitas em Ourinhos hoje, tem um papel fundamental neste quesito, formando profissionais cada vez mais competentes para o mercado de trabalho.

Trabalho como o do SEBRAE nas pequenas e micro empresas ensinando e orientando os caminhos a serem percorridos é de fundamental importância para o sucesso das empresas novas.

Na formação de obra direta e em curto prazo temos o excelente trabalho realizado pela escola SENAI.

E a participação efetiva da administração pública municipal sempre colaborando com a implantação de novas empresas com a criação de novos distritos industriais.

Em resumo os fatores acima relacionados foram os mais importantes para atingirmos este índice de sobrevivência, num mercado tão competitivo e exigente como o nosso”.