20 MAI 2022
SAÚDE
70% das crianças, 55% dos idosos e 91% dos professores ainda não se imunizaram contra a gripe
O balanço vacinal divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ourinhos traz um alerta importante para a população do município. Uma grande parte dos públicos alvos da Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe ainda não procuraram um posto de saúde para se imunizar.

A vacina contra o vírus Influenza e suas variantes em circulação no país está disponível gratuitamente em 11 postos de saúde do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta comparecer com documento de identidade, carteirinha de vacinação e comprovação de condição de saúde ou profissional.

Até o momento, foram aplicadas 12.807 doses do imunizante. Os registros indicam que entre estas aplicações estão apenas 45,4% dos idosos, 38,5% dos profissionais de saúde, 30,2% das crianças, 19% das gestantes, 16% das puérperas e 9,2% dos professores residentes do município.

O período mais frio do ano já chegou e pode ser um agravante para quem contrai a doença, sobrecarregando os sistemas de saúde, que ainda lidam também com casos de covid-19, cuja dose de reforço também segue disponível para quem ainda não tomou.

Confira os grupos que já podem se imunizar:
- Idosos acima de 60 anos
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Trabalhadores da área da Saúde
- Pessoas com Deficiência
- Gestantes e Puérperas
- Professores
- Pessoas com comorbidades
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano
- Trabalhadores portuários
- Profissionais de forças de segurança e salvamento