08 AGO 2022
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ourinhos sediou 1º Encontro Regional de CREAS com 19 municípios
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ourinhos, em parceria com a UniFIO, realizou no dia 29 de julho o 1º Encontro Regional de CREAS, com participação de representantes das cidades de Assis, Avaré, Bariri, Bernardino de Campos, Cândido Mota, Fartura, Garça, Jaú, Palmital, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Taguaí, Taquarituba, Tarumã, Japira/PR e Pinhalão/PR.

A proposta do evento foi propiciar trocas de experiências práticas entre os CREAS da região de Ourinhos e também as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que executam serviços da proteção social de média complexidade. Essa troca favorece a reflexão sobre o modo de atuação dos serviços e da relação entre formação e prática.

O evento contou com duas etapas, sendo a primeira pela manhã com a participação do Dr. Anderson Edvaldo Costa Lima, da cidade de Camaragibe/PE, que apresentou de forma remota sua experiência e esclarecimentos sobre a articulação do CREAS com os órgãos de defesa do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Durante a tarde, os participantes se dividiram em salas temáticas para discutir sobre as práticas de cada município, sendo os temas abordados: Articulação CREAS e CRAS, Atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, atendimento à mulher, a pessoa idosa e à pessoa com deficiência, vítimas ou testemunha de violação de direitos, atendimento à criança e adolescente vítima ou testemunha de abuso e/ou exploração sexual e atendimento à criança e adolescente vítima ou testemunha de outras violações de direitos.

Ao final do evento, os presentes iniciaram as tratativas para novas edições do evento e realizaram a troca de contatos para manter uma contínua troca de conhecimentos.

SOBRE O CREAS
O CREAS, dentro da Política Nacional de Assistência Social é responsável pela execução de serviço de proteção social de média complexidade, atuando no enfrentamento das situações de violação de direitos, mediante acompanhamento das famílias e como articulador da rede socioassistencial e das demais políticas, como Saúde e Educação, com objetivo de reduzir e promover a superação das situações de violação de direitos.