08 FEV 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretária Viviane Barros se reúne com líderes do Governo Federal em busca de recursos para a Assistência Social
Durante a primeira semana do mês de fevereiro, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Viviane Barros, esteve em Brasília/DF ao lado do prefeito Lucas Pocay, da primeira-dama Luana Alves e da secretária adjunta de Comunicação, Paola Belinasi em uma agenda dedicada a encontros com representantes do Governo Federal, a fim de firmar parcerias, cobrar compromissos, apresentar projetos e buscar novos recursos para a cidade nos próximos anos.

As visitas da secretária tiveram foco no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visto que o financiamento da política de Assistência Social é de responsabilidade tripartite nas esferas municipal, estadual e federal. Entretanto, no âmbito federal, houve um corte de investimentos nos últimos anos que impactou severamente muitos municípios. Em Ourinhos, o impacto só não foi sentido pelos usuários pois a atual gestão municipal bancou os repasses.

“Voltei esperançosa, pois houve um compromisso de voltar a pactuar o financiamento da política de Assistência Social de forma gradual, com avanços na pauta da Segurança Alimentar. Assim, podemos garantir que nossos projetos tenham avanços. Muitos municípios não conseguiram fazer o que fizemos aqui em Ourinhos e fecharam suas unidades do CRAS, tiveram problemas com o Programa de Atendimento Integral a Famílias e nos serviços de convivência; ou com impacto no CadÚnico, com filas gigantescas, problemas que conseguimos evitar, mas não podemos deixar de cobrar pela reconstrução do SUAS no estado de São Paulo e no Brasil”, explicou Viviane.

No Palácio do Planalto, Viviane Barros esteve com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e com o deputado federal Reginaldo Lopes, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara. Além disso, também se encontrou com a Dra. Ana Estela Haddad, Diretora do Departamento de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde.