25 MAI 2023
SAÚDE
Banco de Leite realiza evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano
O Banco de Leite Humano de Ourinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa, realizou no dia 19 de maio, na Câmara Municipal, um evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

O objetivo do evento foi de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano e incentivar a prática entre mães que amamentam, contribuindo para a redução da mortalidade na infância, bem como, a adesão de novas doadoras voluntárias, o aumento do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados em Ourinhos.

O evento contou com a palestra do pediatra Dr. José Luiz de Lima, que falou sobre ´´As riquezas do primeiro e melhor alimento do mundo´´; e da Enfermeira Rosilene Marvulli, que abordou sobre ´´As ações do Banco de Leite Humano no município de Ourinhos e região´´. E as cerimonialistas Mariza de Fatima Dias e Viviany Leardini que conduziram muito bem o evento.

Além das palestras, o evento também homenageou as mães doadoras, que receberam um certificado pelo trabalho solidário e voluntário e por exercem um papel exemplar para a rede de apoio as famílias, ao contribuir diretamente para a redução da mortalidade na infância, por meio da doação do leite materno.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Ourinhos, que não pode estar presente no evento devido a um compromisso inadiável, enviou um vídeo que foi transmitido ao público para agradecer as doadoras pelo trabalho voluntário e de amor ao próximo.

Participaram do cerimonia: Eduardo Pogetti Fernandes Gil, representando a Santa Casa de Ourinhos; Vera Fittipaldi; representando o conselho tutelar; AMO-SIM, representado pela Assistente Social Franciele; Murillo Nunes, assessor de assuntos institucionais da Mesa Diretora e que representou o Secretário-Geral da Câmara, Clorivaldo Paschoalino; Secretário da Saúde Donay Neto; os vereadores Marcinho e Eder Mota,; Joelson representando o vereador Latinha Robson Sanches, Secretário de Inclusão; Rosana Noveli, representando a APAE; Raquel Borges Spada, Secretária da Secretaria da Mulher e da Família, representando o prefeito Lucas Pocay e a primeira-dama Luana Pocay; e o vereador Fernando Prado Francisco (Fernando Seco), incentivador e multiplicador deste tema tão importante e que no evento representou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Rosini (Furna).