16 SET 2013
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO A LER E DORT

O Governo Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), promove esta semana a Campanha de Prevenção de LER (Lesão de Esforço repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) para os funcionários da prefeitura.

Durante os próximos dias, alunas do último ano de fisioterapia da UENP irão ministrar palestras para os funcionários das diversas secretarias. Na manhã desta segunda-feira, 16, a primeira palestra foi realizada na secretaria de Educação.

De acordo com a professora da UENP Theda Manetta da Cunha Sutter, a campanha visa conscientizar os funcionários sobre as doenças. “As palestras sobre a prevenção de LER e DORT são uma forma de alertar as pessoas sobre a gravidade e de como identificar os primeiros sinais da doença”, explicou a professora.

Ainda nesta semana serão ministradas palestras para os funcionários das secretarias de Assistência social, Administração, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico.

LER E DORT

A LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais.

Geralmente os sintomas são de evolução insidiosa até serem claramente percebidos. Com frequência, são desencadeados ou agravados após períodos de maior quantidade de trabalho ou jornadas prolongadas. A diminuição da capacidade física passa a ser percebida no trabalho e fora dele, nas atividades cotidianas.

As queixas mais comuns do portador de LER - DORT são: Dor localizada, irradiada ou generalizada, desconforto, fadiga, sensação de peso, formigamento, dormência, sensação de diminuição de força, inchaço, enrijecimento muscular, choques nos membros e falta de firmeza nas mãos

FOTO: FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE LER E DORT MINISTRADA POR ALUNAS DO ÚLTIMO ANO DE FISIOTERAPIA DA UENP