16 SET 2013
CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA SERÁ REALIZADA ATÉ O PRÓXIMO DIA 21

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e da Equipe do Núcleo de Controle de Vetores, informa que a campanha de vacinação anti-rábica iniciada na semana passada, será estendida até o próximo sábado, 21.

De acordo com os dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, a procura da população para imunizar seus animais de estimação tem sido baixa. A expectativa da equipe de vacinação é de imunizar pelo menos 80% dos 26.324 cães e dos 4.183 gatos do município. Entretanto foram vacinados até o último domingo, 15, apenas 6.083 cães e 436 gatos.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que a vacinação contra a raiva de cães e gatos é um dos procedimentos que mais contribui para que a doença seja controlada nessas espécies, evitando dessa maneira a doença em seres humanos.

Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser imunizados, até mesmo as fêmeas prenhes e as que estão amamentando, visto que a vacina não oferece riscos aos filhotes nem à mãe. É importante lembrar de levar a carteira de vacinação do animal.

A Vigilância Epidemiológica solicita que os animais sejam conduzidos por adultos a fim de evitar acidentes e maior segurança dos animais, de seus proprietários. Os gatos devem ser levados ao local de vacinação em sacolas, bolsas de lona, carrinho de feira ou caixas de transporte, tendo em vista a maior dificuldade de transporte e contenção da espécie. Os felinos terão atendimento preferencial nos postos.

Os cães dóceis devem ser conduzidos com coleiras, guias ou cordas amarradas com um dedo de folga, para que possam ser bem contidos. Devem ser conduzidos por pessoas que possam controlá-los. Já os cães bravos devem usar focinheira e guia curta (conforme regulamentação em legislação estadual), para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.

As seringas e agulhas utilizadas são descartáveis, sendo uma para cada animal. A vacinação abrangerá diversos pontos nas zonas urbana e rural da cidade. Em caso de dúvidas mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3326-9323 ou 3322-3886.

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos seres humanos através de mordida, arranhão ou lambedura por animais contaminados pelo vírus rábico das seguintes espécies: canina, felina, quiróptera (morcego), primata (macaco), herbívoros (bovinos e eqüinos), raposa, etc.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.