04 OUT 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Semana do Idoso apresentou palestra sobre Políticas Públicas do Idoso

Na manhã desta quarta-feira, 02, o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino apresentou uma palestra sobre Políticas Públicas do Idoso, no Centro Social Urbano (CSU).

A apresentação fez parte da programação da Semana do Idoso, realizada pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceira com o Conselho do Idoso.

“A Semana do Idoso é uma ótima ideia da prefeitura e das secretarias e órgãos envolvidos nesse projeto. A população está envelhecendo, nossa expectativa de vida tem aumentado gradualmente, por isso, é de suma importância debatermos políticas públicas para contemplar da melhor maneira possível nossos idosos”, declarou Dr. Gilberto.

Durante a palestra, o vice-prefeito mencionou que a questão do atendimento das pessoas da melhor idade é ampla. “É necessário termosciência do processo de envelhecimento, das atividades cotidianas, capacidade e funcionalidade dos idosos perante a sociedade”, destacou Dr. Gilberto.

Essa não é a primeira ação do governo de Ourinhos em relação a população idosa. No início de agosto, foi realizado no Teatro Municipal Miguel Cury o curso de Geriatria e Gerontologia. O evento, que teve com mentor e organizador Dr. Gilberto, debateu temas como o processo de envelhecimento e cuidados e doenças que atingem as pessoas da terceira idade.

“Esses cursos e ações promovidos pela prefeitura visam conscientizar a população sobre os diversos aspectos que envolve os idosos, como por exemplo os gigantes da geriatria, a imobilidade, insuficiência cognitiva, incapacidade postural, problemas de quedas e a dosagem correta de medicamentos. Outros aspectos que não podemos deixar de ver são a solidão, falta de sociabilidade, relacionamento familiar e isolamento do idoso”, explicou o vice-prefeito.

Sobre novas ações, Dr. Gilberto afirmou que ao longo da gestão outras campanhas e eventos serão realizados, visando a capacitação do profissional da saúde e cuidadores de idosos e proporcionar a inclusão da pessoa da terceira idade no contexto das atividades sociais da cidade.

Após a palestra, foi realizada a apresentação da Escola Municipal de Bailado, práticas em grupo de tai chi chuan, exposição dos trabalhos realizados nos CRAS, orientação sobre o projeto Oléo Mundo, apresentação do coral, jogos de cartas e medição de pressão arterial.

Semana do Idoso - Educar para Futuridade

A “Semana do Idoso – Educar para Futuridade” é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho do Idoso entre os dias 01 a 10 de outubro em diversas localidades, como o teatro Municipal Miguel Cury, scolas da rede pública, ginásio de esportes Municipal José Maria Paschoalick e no Centro Social Urbano (CSU).

A programação do evento engloba diversas atividades como palestras sobre políticas públicas, dinâmicas de grupo, distribuição de cartilhas sobre cuidados com os idosos, apresentações de dança e espetáculos teatrais.

A secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” destaca que a programação do evento é bastante interativa “São várias as ações que a prefeitura faz com relação aos idosos, esta semana é apenas mais uma delas. O cronograma da Semana do Idoso foi elaborado para promover a integração entre as pessoas da terceira idade com os mais jovens”, frisou Cidinha.

De acordo com o Presidente do Conselho do Idoso Dr. Elpídio Edson Ferraz, a família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar apessoa idosa, assegurando sua participação na comunidade.

“As pessoas idosas podem e trazem de volta muitos valores perdidos por esta sociedade de consumo e por vezes violenta. A Semana do Idoso convida a todos a olhar para a pessoa da terceira idade como um ser humano integral e valioso exemplo”, afirmou Dr. Elpídio.

FOTOPúblico presente na palestra ministrada pelo vice-prefeito Dr. Gilberto Severino no CSU