15 OUT 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Semana do Idoso encerra atividades com grande evento no Teatro Municipal

Na noite da última quinta-feira, 10, foi realizado o encerramento do ciclo de atividades da Semana do Idoso – Educar Para Futuridade, promovido pela Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho do Idoso, no Teatro Municipal Miguel Cury.

Representando a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Dr. Gilberto Severino falou sobre o envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida para 80 a 100 anos. Por fim, o vice-prefeito fez um balanço positivo do evento.

“A Semana do Idoso proporcionou a integração entre os jovens e idosos em todas as regiões da cidade. Todos que participaram das atividades demonstraram a dedicação e compaixão que devemos ter com as pessoas da melhor idade”, declarou Dr. Gilberto.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso Dr. Elpídio Ferraz, que esteve presente em todas as atividades do evento, destacou que o evento traz à tona a questão do respeito à pessoa da terceira idade.

“Há um pouco mais de 10 anos o idoso era naturalmente respeitado, porém isso se modificou de tal forma que foi necessário uma lei para proteger o direito das pessoas da terceira idade. Por conta disto, eventos como esse são importante para relembrarmos dos valores e do respeito aos idosos”, frisou Dr. Elpídio.

Entre as atividades do encerramento do evento destacam-se as apresentações culturais como os corais da UNIMED e Hewai, a dança festa no Interior da UATI/FIO, Mauro Falcão e Avaí com idosos dos CRAS, dança do ventre grupo Kalli. Além de prática de Tai-Chi-Chuan, participação do grupo SOS da Alegria e Homenagem para equipe campeã dos 17º JORI.

Evento supera expectativas

O evento ocorreu de forma itinerante, passando pelo Centro Social Urbano (CSU) e pelas EMEFs Profª Adelaide Pedroso Racanello, Jandira Lacerda Zanoni e Dorothildes Bononi Gonçalves, Amélia Abujamra Maron e EE Domingos Carmelingo Caló. Além do Ginásio de Esportes Municipal José Maria Paschoalick.

De acordo com dados da comissão organizadora, aproximadamente 5.000 pessoas estiveram presentes ao longo dos dias do evento. A coordenadora do evento, a assistente social Mariza de Fátima Dias informou que outros municípios entraram em contato para trocar experiências sobre a Semana do Idoso.

“Alcançamos o objetivo de promover a integração entre as gerações. Procuramos alcançar o número máximo de pessoas, ao final das atividades pouco mais de 5.000 pessoas, entre jovens, crianças e idosos, estiveram envolvidas ao longo do evento”, declarou Mariza.

A secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” destacou que 3 fatores foram preponderantes para sucesso da Semana do Idoso: intersetorialidade, encontro intergeracional e diversidade cultural.

“A intersetorialidade ocorreu por meio da participação de outras secretarias, diversas escolas que acolheram esta proposta. O encontro de gerações ocorreu durante as atividades, nas quais tiveram uma troca de afetividade entre o público adulto e infantil com os idosos. Por fim, a programação foi elaborada para contemplar vários estilos musicais e culturais”, salientou “Cidinha”.

Os colaboradores do evento Madalena Grandini Saraiva, vice presidente do Conselho do Idoso e o Profº Miltom Silva Jr. destacaram que as atividades realizadas, principalmente nas escolas, promoveu a valorização dos idosos pelas outras gerações.

O servidor público Mauro de Brito Pereira “Falcão”, que participou de algumas atividades, notou um sentimento fraternal entre crianças e idosos que participaram do evento. “Em primeiro lugar quero parabenizar a prefeitura e a comissão organizadora pela iniciativa. Isto proporciona uma imensa alegria e valorização, bem como cria um sentimento de respeito à pessoa idosa”, afirmou Mauro.

Foto: Apresentação de dança da UATI/FIO com a música “Festa no Interior” empolgou o público presente