18 OUT 2013
FATEC de Ourinhos realiza V SINTAGRO

Na noite da última quinta-feira, 16, foi realizada a cerimônia de abertura do V SINTAGRO (Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio), promovido pela FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Ourinhos, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura no Teatro Municipal Miguel Cury.

A mesa de autoridades do evento foi composta pela prefeita Belkis Fernandes, pelo deputado federal Reinhold Stephanes, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Diógenes Corrêa Leite, a Diretora da FATEC Ourinhos Profª Drª Lia Cupertino e o coordenador geral do evento, o Prof. Dr. Claudinei Paulo de Lima.

A prefeita destacou a relevância do Simpósio para a cidade. “Eventos como este são importantes para ampliar o conhecimento e possibilitar a troca de experiência entre os profissionais da área, consequentemente reflete no agronegócio do município. Que o V SINTAGRO seja um verdadeiro sucesso”, proclamou.

A Diretora da FATEC agradeceu a todos os parceiros pela realização do evento. “O SINTAGRO tem a preocupação de discutir o desafio da sustentabilidade no contexto de expansão do agronegócio brasileiro. Buscando utilizar os resultados desta discussão como instrumento de atualização profissional para alunos, professores e empresários”, relatou Lia Cupertino.

A constante evolução e os avanços tecnológicos do agronegócio foram evidenciados pelo Secretário de Meio Ambiente. “Cada vez mais a gestão de negócios e a tecnologia ditarão o sucesso de nossas carreiras profissionais. O mercado está em constante evolução e não podemos ficar de braços cruzados. É preciso acompanhar essa nova era. Hoje, vocês estão no lugar certo, por isso usufruam ao máximo desta oportunidade”, clamou Diógenes.

Ratificando a palavra dos demais membros da mesa o coordenador do V SINTAGRO Claudinei Paulo de Lima frisou o esforço da comissão e apoio de parceiros para realização do evento. “Desde o início que foi cogitado de fazer o evento, por meio do Diógenes fizemos a parceira com a Prefeitura, que foi essencial para a quinta edição do SINTAGRO. Desejo a todos um ótimo evento e que seja bastante proveitoso”, afirmou Claudinei.

Entre as autoridades presentes estavam os secretários municipais de Cultura Fernando Cavezalle e de Desenvolvimento Econômico José Claudinei Messias, diretores de outras unidades das FATECs, empresários do setor de agronegócio de Ourinhos e região.

Palestra do deputado federal Reinhold Stephanes

Após a cerimônia de abertura, o deputado federal Reinhold Stephanes ministrou uma palestra sobre o tema “Agricultura Brasileira: Desafios e Perspectivas”.

O deputado discursou sobre a atual conjuntura do agronegócio brasileiro e internacional. Reinhold também dissertou sobre as oportunidades de crescimento da agricultura nacional e os entraves do desenvolvimento do setor, como por exemplo, os gargalos de infraestrutura logística e problemas escoamento de produtos.

O SINTAGRO

O SINTAGRO é um evento que engloba as 9 Fatecs que oferecem cursos na área de agronegócio, destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos, assim como para professores, pesquisadores, profissionais e empresários da área e produtores rurais.

O evento promove um ciclo de palestras e apresentação de trabalhos sobre o agronegócio explorado nas pequenas e médias propriedades agrícolas relacionado ao tema das “Perspectivas e Tendências em Bioenergia e Produção de Alimentos”.

O evento acontece até sexta-feira, 18. Para mais informações, sobre acesse: http://www.sintagro.com.br

Foto: Prefeita Belkis Fernandes destacou a relevância do Simpósio para o desenvolvimento do agronegócio de Ourinhos