08 NOV 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Secretaria de Assistência Social promove Festival de Canoagem para crianças e adolescentes dos CRAS

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoverá um Festival de Canoagem neste sábado, 09, das 09h às 12h no lago do Parque Olavo Ferreira de Sá.

Participarão do Festival aproximadamente 60 crianças e adolescentes das quatro unidades CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) que irão competir entre si. As crianças representarão sua unidade em uma espécie de competição “Inter-CRAS”. Todos os participantes ganharão medalha.

O evento tem como objetivo integrar as crianças e adolescentes atendidos nos quatro territórios CRAS, além de apresentar a evolução do trabalho desenvolvido na modalidade de durante o ano de 2013.

Trabalho realizado nos CRAS

O Governo Municipal na perspectiva de organizar os Serviços de Proteção Social Básica as famílias, instalou quatro CRAS nas áreas consideradas de vulnerabilidade e risco social sendo: CRAS I: Vila São Luiz, CRAS II: Helena Braz Vendramini, CRAS III: Vila Musa e CRAS IV: Parque Minas Gerais.

Todos os CRAS oferecem serviços de convivência e fortalecimento de vínculos que estão organizados em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). São organizados por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando a melhoria da qualidade de vida.

Entre os Serviços está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos. Eles ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

A fim de promover a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional, bem como na sociedade, são desenvolvidas algumas modalidades como: Canoagem, violão, ballet, jazz, flauta, arte circense, capoeira e futsal.