Após a realização da palestra na quarta-feira 15, ministrada pelo engenheiro ambiental da CIVAP Leandro Dias sobre a implantação da ETE – Estação de Tratamento de esgoto da Bacia do Rio Pardo em Ourinhos, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto realizou ações educativas e informativas nesta quinta-feira, 16, que fazem parte do projeto social “Nosso Rio – Respeito ao Meio Ambiente”.
As ações educativas ocorreram nas EMEFs Profª Nilse de Freitas e Profª Amélia Abujamra Maron para informar e conscientizar os alunos sobre o que pode e o que não pode ser despejado na rede de esgoto, tais como absorventes, fraldas, restos de comidas, não jogar óleo de cozinha na rede doméstica, remédios ou ácidos provenientes da limpeza de pisos, dentre outros detritos, para facilitar o tratamento do esgoto que será devolvido ao rio. Também foram entregues folders informativos que tem como intuito reforçar a conscientização sobre a questão da sustentabilidade para a formação de cidadãos.
Também foi realizada uma ação informativa na Praça Mello Peixoto com a entrega de folders para a população sobre o projeto social “Nosso Rio – Respeito ao Meio Ambiente”. Todas as ações estão sendo realizadas pelas servidoras da SAE, Kelly Bordinhon e Daiane França de Souza.
A implantação da ETE da Bacia do Rio Pardo ocorrerá por meio de convênio proveniente de financiamento da Caixa Econômica Federal oriundo do FGTS que parte do programa Saneamento para Todos que tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população por meio de ações integradas e articuladas de saneamento básico no âmbito urbano com outras políticas setoriais, e com a população beneficiada.