19 DEZ 2013
SAE
Ourinhos é um dos municípios vencedores do Prêmio Pró-Catador

Ourinhos foi um dos municípios vencedores da primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador. A premiação acontecerá amanhã, 19, na cidade de São Paulo durante um evento de Natal da presidenta Dilma Rousseff com os catadores de materiais recicláveis e população de rua.

A comitiva de Ourinhos que participará da premiação em São Paulo, contará com a Prefeita Belkis Fernandes, o Superintendente de Água e Esgoto Haroldo Adilson Maranho, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Diogenes Correa Leite, além de representantes da Cooperativa Recicla Ourinhos, liderados por Matilde Ramos da Silva

A prefeita Belkis Fernandes falou sobre o processo de escolha e a gratificação de Ourinhos ter sido uma das cidades vencedores. “É uma honra para nosso município ser escolhido entre os 4 vencedores nacionais. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito. Ourinhos é uma das pioneiras neste tipo de parceria entre administração pública e uma cooperativa de catadores, sendo considerada um exemplo para outras cidades”, destacou a prefeita.

O Prêmio Cidade Pró-Catador contou com mais de 60 municípios inscritos, dos quais dez foram selecionados na primeira etapa. Por fim, apenas 4 foram escolhidos como vencedores. Além de Ourinhos, Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB) e Cratéus (CE) também foram selecionados.

De acordo com informações do Governo Federal, Ourinhos foi selecionada pela experiência da organização de catadores que vieram do lixão e constituiu atualmente a RECICLA OURINHOS.

A parceria entre a cooperativa e a Prefeitura é primordial no que diz respeito a gestão dos resíduos sólidos do município. Esta iniciativa por meio da coletiva seletiva, além de reduzir os impactos ambientais, gera renda para 84 famílias de baixo poder aquisitivo.

Além do reconhecimento, e encontro com a Presidenta dois representantes de cada instância, ou seja, um gestor público municipal e um catador serão contemplados com viagens para conhecer experiências internacionais de reciclagem.

O Prêmio Cidade Pró-Catador está sendo promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Foto: Prefeita Belkis Fernandes, Secretários Municipais e representantes do Recicla Ourinhos