A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura em parceria a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), iniciou no segundo semestre deste ano o projeto Arborização Mais Segura, que consiste em substituir as árvores de grande porte existente debaixo da rede elétrica por novas espécies.
De acordo com o Secretário da pasta, Maurício Amorozini, a supressão é indicada em alguns casos para evitar a ocorrência de acidentes ou queda de energia constante causada pelo contato dos galhos com os fios de alta tensão.
Ourinhos possui 4 mil árvores catalogadas sob a rede elétrica, sendo que 400 apresentam potencial risco de acidente. A substituição será feita por etapas. A primeira fase consiste na elaboração o projeto de arborização e educação ambiental, fazendo a visita porta a porta dos moradores residentes nas vias onde serão substituídas as árvores.
Depois, será feita a demarcação dos novos plantios, sendo que para cada árvore suprimida serão plantadas outras cinco novas na mesma rua. A última etapa consiste no plantio efetivo das espécies que substituirão as árvores condenadas.
Todas as árvores suprimidas serão devidamente identificadas por placas que informam que apresenta potencial risco, assim como as espécies que substituirão, informando a compensação. O Secretário Maurício destaca que em um primeiro momento cinquenta árvores serão suprimidas no centro da cidade e 250 novas plantadas.
O projeto além de garantir a arborização adequada ao município, assim como a segurança os munícipes, também atende a diretiva de Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul.