A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, deu início ao processo de elaboração do inventário arbóreo do município. A ação faz parte do projeto Arborização Mais Segura e tem como objetivo, de acordo com o Secretário Maurício Amorozini, catalogar toda a arborização existente na cidade.
“Nossa intenção é catalogar todas as árvores do município, visando as condições fitossanitárias, riscos, espécie, para que seja possível realizar um diagnóstico e desenvolver um projeto adequado de arborização na cidade.”
Ourinhos possui cerca de quatro mil árvores. A primeira ação do projeto “Arborização Mais Segura” é a substituição das árvores de maior risco na cidade, em parceria a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Esta iniciativa atende a diretiva de arborização urbana do programa Município Verde Azul.