A cidade de Ourinhos encerrou o ano de 2019 com 969 novas empresas abertas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O número é o maior desde 2015 e representa um aumento de 26,1% em comparação com 2018, quando foram registradas 768 aberturas de CNPJ.
A melhora nos resultados econômicos é abrangente, pois se dá entre as empresas gerais e entre os Microempreendedores individuais (MEI). Do total, 409 novas empresas gerais foram abertas nos últimos doze meses, 33,2% a mais que em 2018. A categoria MEI também bateu o recorde dos últimos cinco anos e cresceu 21,4%, com 560 novos registros. A média mensal de aberturas em Ourinhos é de 80 novas empresas, ou seja, uma média entre 2 e 3 CNPJs criados por dia.
O desenvolvimento econômico de Ourinhos é fruto das políticas implantadas pela atual gestão para superar a crise econômica pela qual o Brasil passou nos últimos anos e colocar a cidade como polo de investimento no Estado de São Paulo.
A criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo foi importante para destravar e desburocratizar a instalação de novas empresas em Ourinhos. A cidade ganhou um novo Shopping e diversas marcas de expressão nacional se estabeleceram no município.
O programa “Contrata Mais Um”, lançado em 2019 em parceria com o Sebrae, também foi parte do incentivo à abertura de novas empresas, capacitação e regularização dos empreendedores individuais, que a partir da abertura do MEI passam a contar com benefícios previdenciários e contratação formal de um funcionário.