De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, Ourinhos superou o índice brasileiro de geração de emprego em 2019. Enquanto o país registrou índice de 1,61%, o município se destacou obtendo uma variação positiva de 2,5% no comparativo anual.
O saldo entre contratações e demissões de empregados em Ourinhos foi de saldo positivo com 592 vagas. O município fechou o ano com um total de 9.644 funcionários registrados em carteira. O bom resultado se deve aos constantes investimentos da atual gestão no município, que atraíram diversos investidores de todos os cantos do Brasil, criando centenas de oportunidades de trabalho para a população. Entre eles estão a instalação do primeiro shopping center na cidade, novas franquias e negócios próprios.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Fred Correa Leite, os dados demonstram uma recuperação econômica expressiva de Ourinhos nos últimos anos e o compromisso da gestão em trazer novas oportunidades para a população, por meio da desburocratização e modernização da cidade.