Ourinhos é considerado um dos municípios mais bem preparados e equipados para o atendimento de crianças portadoras de deficiências.
Atualmente a Educação Especial atende 212 estudantes, sendo 26 alunos nas Emeis e 186 nas Emefs. Para oferecer atendimento especializado, a Prefeitura de Ourinhos mantém equipe e estrutura adequados. São 18 psicopedagogos, 134 professores de educação especial para atendimento individualizado e 10 estagiários. As aulas são ministradas em 14 salas de recursos multifuncionais.
Integrando a estrutura da Educação Especial destaca-se o CAP (Centro de Avaliação Psicopedagógica), que realiza trabalho de avaliação psicológica e psicopedagógica nos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.
“Nos últimos anos, o investimento em materiais para a educação inclusiva foram de grande importância para a excelência do atendimento, com destaque para as máquinas de escrever em braile, cadeira de rodas, cadeiras e carteiras adaptadas, entre outros”, diz o Secretário da Educação Wilson Moraes.