16 MAR 2020
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Ourinhos prepara mais de 23 mil refeições da merenda escolar diariamente

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Educação fornece de segunda a sexta-feira 23.648 refeições da merenda escolar, sendo 13.920 pratos para a rede municipal de educação, além de 9.728 para estudantes de escolas estaduais.

A Educação de Ourinhos segue todas as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que consistem no acesso à alimentação de forma igualitária, respeito aos hábitos alimentares, entre outras.

Além disso o Setor Municipal de Alimentação Escolar se preocupa com a formação de hábitos saudáveis dos alunos matriculados na Rede Municipal e Estadual de Ensino. Equipe de nutricionistas preparam refeições balanceadas e nutritivas de acordo com as necessidades por faixa etária.

BALANCEADO

Há cardápios específicos para alunos intolerantes ou alérgicos a determinados alimentos, inclusão de alimentos integrais, exclusão de frituras, alimentos industrializados e bebidas em pó, redução na oferta de sal e açúcar.

“O cardápio da Alimentação Escolar de Ourinhos preconiza a oferta de alimentos in natura e frescos, com alimentos oriundos da agricultura familiar tendo como base o arroz, feijão, carnes, frutas, legumes e verduras diariamente”, informa o Secretário da Educação Wilson Moraes.

A compra de produtos da Agricultura Familiar favorece a aquisição de produtos frescos, sazonais e de qualidade, favorecendo a economia local, bem como o uso de técnicas sustentáveis para o meio ambiente.

PESQUISA

O Setor de Alimentação Escolar desenvolveu em 2019 o projeto de educação nutricional “Mais Saúde da Infância Adolescência”, com o objetivo de avaliar o estado nutricional de cerca de 7000 alunos da Rede Municipal de Ensino, e traçar o perfil nutricional identificando o grupo de risco com sobrepeso, obesidade e baixo peso.

Dos alunos avaliados, identificou-se que 30% estão com excesso de peso e 3% com magreza acentuada. Desta forma, foram realizadas intervenções nutricionais como orientações nutricionais aos pais, bem como encaminhamentos médicos aos alunos a fim de receberem tratamento adequado. Também foram promovidas palestras com os cozinheiros e educadores das NEI's, apresentando informações e orientações sobre Protocolos de Lactários, alimentação complementar e os 10 passos para uma Alimentação Saudável.