O modelo do hospital provisório implantado pela Prefeitura de Ourinhos em parceria a Santa Casa de Misericórdia no Grande Hotel para atender pacientes com sintomas leves de coronavírus tem sido referência para outros municípios.
Segundo o Prefeito Lucas Pocay, a iniciativa gera custo benefício à administração pública, uma vez que os quartos podem ser utilizados como leitos e possuem toda a estrutura necessária para internação de pacientes.
A unidade já está pronta para funcionar e abrirá as portas na próxima semana. Nomeada como Central Covid-19, irá acomodar 56 pacientes em internação clínica com sintomas leves da doença e terá 4 leitos de UTI para estabilização de pessoas que vierem a apresentar piora do quadro de saúde e precisarem ser transferidos para a Santa Casa de Ourinhos.
Os pacientes serão encaminhados por meio das unidades de saúde do município que foram disponibilizadas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de gripe, que podem se tratar de coronavírus. A Prefeitura de Ourinhos convocou vinte e oito médicos, sete enfermeiros e dez auxiliares de enfermagem para ajudar no atendimento do hospital provisório durante o período de pandemia no país. A Santa Casa também disponibilizou uma equipe médica para atuar na central.