O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus interrompeu as visitas diárias ao Parque Ecológico de Ourinhos. No entanto, a Prefeitura de Ourinhos mantém os cuidados com o local e os animais que habitam a área de cinco alqueires continuam sendo alimentados.
Os macacos, por exemplo, recebem três refeições diárias com frutas e ovos, que contém os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
A administração do parque pede à população que não dê comida aos animais através das cercas, especialmente com alimentos industrializados que, além de causar transtorno aos moradores vizinhos do parque, podem levar os animais à morte.
“Muitas pessoas dão bolacha ou pão para os macacos. Isso provoca a queda do pelo e quando chove, o animal passa frio e morre. O macaco fica solto na área do parque e recebe alimentação correta três vezes ao dia. Alimentá-los na cerca, cria um vínculo e o animal irá com mais frequência para fora do parque”, declara Paulinho Souza, gerente do local.
Os vizinhos do Parque Ecológico também apelam para que as pessoas não alimentem os macacos.
“O pessoal costuma vir dar comida na cerca. Mas os macacos acabam vindo para a rua, invadem nossas casas. Não podemos deixar janelas abertas. Eles não podem ver sacola, furtam e saem correndo. São lindos, mas infelizmente os moradores estão com problemas por causa disso. Os macacos não estão passando fome. Eles são alimentados diariamente no Parque Ecológico”, diz Lucidia Alves de Jesus, moradora dos arredores do Parque há 11 anos.
O Parque Ecológico possui população de 47 macacos. Há três anos, no início da atual gestão, eram 33. Todas as semanas 120 quilos de banana são destinados para a alimentação dos animais. Além dos macacos, o parque possui jabutis e peixes. Mesmo sem visitação, durante a pandemia do Covid-19, a manutenção do local continua com ações de roçada e capinação, pintura e cuidados com a insfraestrutura.
Saiba mais sobres as ações no Parque Ecológico:
https://www.facebook.com/ParqueEcologicoOurinhos
O telefone do Parque Ecológico é o 3322-3508.