28 MAI 2020
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Com o frio, Prefeitura de Ourinhos intensifica ações de acolhimento de pessoas em situação de rua

Com a redução das temperaturas e aproximação do inverno, a Prefeitura de Ourinhos vem intensificando as medidas de acolhimento de pessoas em situação de rua. O trabalho de abordagem social será intensificado nas próximas semanas e as ações já desenvolvidas para evitar o contágio do novo coronavírus receberão incrementos.

A Secretaria da Assistência Social busca junto ao Governo Federal um recurso emergencial para a aquisição de roupas e cobertores que serão distribuídos à população de rua e às famílias em situação de vulnerabilidade. Concessão de cestas básicas, atendimento no Centro Pop e no salão do Fundo Social na Fapi estão mantidos, assim como a distribuição do Kit Higiene e conscientização sobre o Covid-19 e DSTs.

CESTAS

A Prefeitura de Ourinhos já concedeu mais de 10 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade no município. A ação visa garantir alimentos aos ourinhenses que foram prejudicados de alguma forma pelo isolamento social provocado pela pandemia. A Prefeitura de Ourinhos disponibiliza 16 linhas de atendimento para o cadastro das famílias. Para solicitar o benefício, os interessados devem entrar em contato, preferencialmente por telefone, com a unidade do CRAS mais próxima de suas residências. A triagem é feita por um técnico da Assistência Social e as cestas são entregues nas residências.

CRAS 1 – Vila São Luiz – 3326-6764 / 99762-8357 / 99904-2470 / 9.9865-8268

CRAS 2 – Recanto dos Pássaros – 3324-2384 / 99832-2957 / 99842-4320 / 9.9887-3039

CRAS 3 – Vila Musa – 3322-8846 / 99851-5800 / 99845-8598 / 9.9683-1930

CRAS 4 – Parque Minas Gerais – 3335-3355 / 99603-8468 / 99871-2256 / 9.9856-7948

ESPAÇO NA FAPI

O salão do Fundo Social de Solidariedade localizado no recinto da Fapi foi totalmente adaptado para receber pessoas em situação de rua em Ourinhos. A Secretaria da Assistência Social instalou chuveiros e camas no local para atender mais de 40 pessoas, que recebem alimentação e pernoite. Todas as manhãs os acolhidos são levados em um ônibus ao Centro Pop onde recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. No final do dia são novamente levados até o espaço na Fapi. Todos os dias equipes do NAIA fazem o trabalho de abordagem nas ruas para o encaminhamento de novas pessoas.

CENTRO POP

O Centro Pop de Ourinhos, referência no atendimento às pessoas em situação de rua, modificou as regras de atendimento para evitar o contágio do novo coronavírus entre os usuários e funcionários do local. A principal medida foi a separação dos espaços entre os acolhidos e quem chega mediante encaminhamento ou por conta própria, ou seja, quem está na rua não circula no espaço dos acolhidos. O Centro Pop atende dezenas de pessoas encaminhadas diariamente, fora os cerca de 50 acolhidos na instituição. Todos recebem café da manhã, almoço e, no caso dos que deixam o local no fim do dia rumo ao acolhimento na Fapi, um kit lanche para levarem. No Centro Pop também são desenvolvidas oficinas de jogos e de música, orientações sobre higiene pessoal e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de cursos profissionalizantes como o projeto Horta Comunitária.

MÁSCARAS

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, adquiriu material para a produção de milhares de máscaras de proteção contra o coronavírus. As máscaras já foram distribuídas gratuitamente para o Batalhão da Polícia Militar de Ourinhos, Conselho do Idoso, Centro Pop e para os quatro Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do município. As pessoas sem condições financeiras em adquirir uma máscara podem solicitar uma gratuitamente em um dos 4 CRAS de Ourinhos.

KITS HIGIENE

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, vem distribuindo centenas de kits de higiene a pessoas em situação de rua abordadas por equipes do NAIA (Núcleo de Atendimento à Infância, Adolescência e Adulto), que se revezam nos períodos da manhã, tarde e noite. Os kits de higiene contêm sabonete, bucha, escova de dente, pasta de dente e absorvente (para as mulheres). As pessoas recebem ainda lanches da tarde ou marmita noturna. Sacos de lixos e copos descartáveis também estão sendo distribuídos como redução de danos.

NÚCLEO POP

Núcleo Pop é um guichê social, localizado na rodoviária, que faz o serviço de atendimento com passagens para as pessoas em situação de rua em trânsito, os denominados "trecheiros". São fornecidas passagens para as cidades da região.