31 MAR 2021
SERVIÇOS DA PREFEITURA
Conheça os serviços prestados gratuitamente pelo PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é uma parceria da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e a Prefeitura de Ourinhos viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e visa atender o trabalhador e o empregador com foco em promover a geração de renda.

O PAT Ourinhos abrange 20 cidades da região e oferece os serviços gratuitamente à população, sendo os principais: Carteira de Trabalho; entrada e recursos para Seguro-Desemprego; Currículos; Qualificação e Requalificação Profissional e encaminhamento para Vagas de Emprego. Em média, cerca de 200 pessoas são atendidas por semana no PAT Ourinhos.

CURRÍCULO CERTO

Além desses serviços, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico implantou diversas ações inovadoras e gratuitas que são pioneiras, como o Programa “Currículo Certo” que auxilia os trabalhadores a adequarem seus currículos às necessidades e exigências do mercado, com base em pesquisas realizadas com os empresários da cidade. Pelo “Currículo Certo” a pessoa faz com os servidores da Secretaria um currículo de qualidade, formatado em um novo layout conforme padrões profissionais o que amplia a possibilidade de sua contratação. O serviço ainda inclui fotos digitais que são tiradas na hora e acrescentadas ao currículo.

MEU PRIMEIRO EMPREGO

Mais uma ação inovadora da pasta é o Programa “Meu Primeiro Emprego” iniciada em junho do ano passado e que já qualificou mais de 200 jovens para o mercado de trabalho com cursos gratuitos de capacitação profissional. O grande diferencial deste Programa é que, ao final da capacitação, a pessoa é encaminhada diretamente para o processo seletivo das empresas parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, aumentando as chances de contratação. Em virtude da pandemia de Covid-19, as turmas de capacitação estão suspensas temporariamente.

Para saber como utilizar os serviços e participar dos Programas “Currículo Certo” e “Meu Primeiro Emprego”, basta ligar em um dos números do PAT: (14) 3326-1086 ou (14) 3326-1069, ou presencialmente das 07h às 13 horas, de segunda à sexta-feira, na Rua Cardoso Ribeiro, 290, Centro.