30 ABR 2021
SAE
Coleta de Lixo será feita normalmente neste sábado, 1º de maio de 2021

A coleta de lixo segue normalmente me Ourinhos no feriado do Dia do Trabalho, celebrado neste sábado (01). Cerca de 50 coletores da SAE atuam na coleta de lixo em Ourinhos nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sábado. Em média, são recolhidas 70 toneladas de lixo domiciliar todos os dias na cidade. Os resíduos são levados até a CTO (Central de Transbordo de Ourinhos) e transportados por empresa especializada para aterros controlados em outros municípios.

SÃO SILVESTRE

Cada coletor da SAE percorre trecho com cerca de 10 Km em um dia normal de trabalho, muitas vezes correndo e se esgueirando entre veículos, para recolher o lixo e levar até o caminhão. É quase uma São Silvestre (tradicional corrida de 15 Km em São Paulo) todos os dias numa jornada de seis horas.

ANIMAIS

Os coletores da SAE pedem aos moradores que possuem cachorros que deixem seus animais presos durante o horário de recolhimento do lixo. É comum os funcionários serem perseguidos pelos cães e até sofrerem mordidas. Além disso, muitos cachorros rasgam os sacos de lixo, espalhando restos de comida e outros dejetos pelo asfalto ou calçadas. Os coletores também lidam com os perigos dos cachorros de rua, mas eles dizem que a maioria dos animais que prejudicam a coleta são os que os donos deixam para fora das residências.

MATERIAL CORTANTE

Os servidores também pedem bom senso na hora de descartar material cortante ou perfurante. Cacos de vidro, agulhas, espetinhos de madeira e demais objetos que possam causar acidentes devem ser acondicionados em garrafas PET, latas usadas ou caixas de leite vazias antes de serem jogados no saco de lixo.