11 MAI 2021
COMBATE À COVID-19
Secretaria Municipal da Saúde participa de Audiência Pública na Câmara sobre a pandemia

O secretário de Saúde de Ourinhos, Donay Neto, esteve na manhã desta sexta-feira (7) na Audiência Pública convocada pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal prestando esclarecimentos sobre o funcionamento dos serviços públicos durante a pandemia de Coronavírus. Além do secretário, também participaram as representantes da UPA, Hospital Covid e SAMU.

Donay ressaltou os esforços durante os últimos meses para o combate ao vírus, com a manutenção do Hospital de Campanha, único na região, e que já ajudou a salvar centenas de pacientes que foram atendidos no local. Na última segunda-feira (3), o local passou a funcionar com Pronto Atendimento para pessoas com sintomas característicos de infecção pelo coronavírus.

A gestão também direcionou esforços para que o Ministério da Saúde credenciasse leitos nos hospitais públicos e particulares da cidade que atendem Ourinhos e região e para que o Governo do Estado também financiasse a verba necessária para essa implantação. É importante lembrar que os leitos do UTI requisitam uma alta complexidade para seu funcionamento, com equipamentos específicos e pessoal treinado para atendimento.

Em Ourinhos, estão sendo vacinados nesta semana os maiores de 60 anos e profissionais de saúde em geral. Os esforços para a vacinação também permitiram que os números gerais de óbitos e internações dos públicos-alvo já imunizados caíssem. Como é possível observar em todo o Brasil, pessoas mais jovens e ainda não vacinadas, entre 30 e 50 anos, estão entre os mais afetados pela doença nas últimas semanas, sendo necessário reforçar a importância de continuar com os protocolos de distanciamento e uso correto de máscaras por toda a sociedade.

Os vereadores e munícipes inscritos na Audiência Pública também puderam tirar dúvidas sobre questões técnicas envolvendo o atendimento na UPA. O secretário Donay lembrou que a UPA de Ourinhos passou por mudanças em sua administração devido à necessidade de uma relicitação da empresa responsável pelo atendimento e terá o contrato e funcionamento fiscalizados por uma comissão com seis membros, todos funcionários públicos.

Autor: Coordenadoria de Comunicação Social
Local: Ourinhos, São Paulo