27 MAI 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Secretaria de Desenvolvimento Econômico cria novas práticas de sustentabilidade no ambiente interno de trabalho

Reconhecendo seu papel na economia das verbas públicos e na responsabilidade de fomentar a sustentabilidade ecológica no município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de Ourinhos implementou três novas ações com o objetivo de “reduzir, reutilizar e reciclar” os recursos com criatividade e inovação.

REDUZIR
O uso de papel sulfite no cotidiano da pasta foi diretamente diminuído pela instalação de um televisor no PAT com as vagas de emprego, que facilita a visualização dos munícipes e permite uma comunicação mais dinâmica e eficiente.

Os gestores da Sedett também estimularam a utilização do uso de rascunhos oriundos das folhas impressas que precisem ser descartadas. Com essas ações, a Secretaria constatou que deixaram de ser consumidas 6 resmas (600 folhas) por mês até o momento.

REUTILIZAR
O uso consciente da água também faz parte da política ambiental da Secretaria. Para isso, é importante aproveitar a água de reúso, proveniente, por exemplo, da água expelida pelos aparelhos de ar-condicionado e de água da chuva. Esta água, apesar de não ser própria para consumo, pode ser utilizada em atividades de limpeza do prédio. Em média, estão sendo captados 10 litros por dia nos galões instalados pelos funcionários da própria pasta.

RECICLAR
Com os materiais que ainda não é possível reduzir o consumo ou reutilizar, é muito importante promover a reciclagem dos mesmos. Para isso, foram instaladas lixeiras de coleta seletiva separadas do lixo orgânico. A separação do papel, plásticos e metais auxilia na destinação correta dos resíduos sólidos.

MUNICÍPIO VERDEAZUL
A atual gestão da Prefeitura de Ourinhos, por meio de ações da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as demais pastas, está empenhada na manutenção do Selo e melhora da classificação como Município VerdeAzul, título dado a cidades do Estado de São Paulo que se destacam nas ações de sustentabilidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Moreira, destaca a importância dessas práticas: “pensar em sustentabilidade é um dever de todos nós para o presente e futuro da humanidade. Optamos por iniciar com medidas simples dentro da Secretaria, de baixo custo e fáceis de serem executadas, que vão impactar diretamente na economia do erário com água e papel, assim como também na redução do lixo. Os servidores estão trabalhando coletivamente, empenhados no sucesso dessas ações”.

Autor: Secretaria de Comunicação Social
Local: Ourinhos, São Paulo