04 OUT 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Assistidos pela AADF participam de capacitação do Programa “Meu Primeiro Emprego”
Em uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Secretaria de Inclusão, a Prefeitura de Ourinhos realizou no dia 23 de setembro uma ação do programa “Meu Primeiro Emprego” na AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico), voltada para a capacitação profissional voltada para o mercado de trabalho, com foco em desenvolver habilidades e técnicas em entrevistas de emprego.

A ação integrada atende aos anseios da atual gestão, voltada para a empregabilidade e inclusão das pessoas com deficiência (PCD) no mercado formal de trabalho. “Seguimos as tendências de mercado e as oportunidades que estão surgindo na cidade. Trabalhamos para quebrar barreiras e sensibilizar os empresários a terem um novo olhar para a pessoa com deficiência, para que mais vagas PCD’s sejam abertas”, disse Tiago Moreira, secretário responsável pela pasta de Trabalho.

O secretário da Inclusão, Caio Lima explica que entre os assistidos pela AADF, 14 estão empregados e 45 estão aguardando uma oportunidade: “Existe uma demanda maior por pessoas com deficiência procurando vagas e estamos avançando com parcerias para aumentar as oportunidades”. Para a presidente da instituição, Léa Brisola, a ação da Prefeitura ajuda a combater um problema presente em todo o país, que possui 17 milhões de pessoas com deficiência, mas um deficit muito grande de empregabilidade e capacitação entre este público.

Um dos participantes da palestra, Murilo José de Oliveira Bueno, elogiou a capacitação e a maneira como o conhecimento foi transmitido. “Muitas coisas que eu achava que sabia, na verdade não sabia com essa profundidade de dicas e conhecimento que o Tiago nos passou. Percebi que posso melhorar. O curso é bom para os dois lados, tanto para motivar quem está procurando emprego e tem potencial para trabalhar, quanto para o empresário que não deve contratar somente pelas cotas, mas pela capacitação da pessoa”.