18 JAN 2022
Sistema de Videomonitoramento será objeto de pesquisa em doutorado
O sistema de vigilância e monitoramento por câmeras 24h da Prefeitura de Ourinhos será objeto de uma pesquisa de doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública realizada pelo Tenente Coronel Frederico Afonso Izidoro no Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar.

O tema da pesquisa será “O monitoramento eletrônico como ferramenta de planejamento estratégico e tático para otimização da aplicação do policiamento territorial nos municípios com até 200 mil habitantes, com a melhoria do sentimento de segurança”.

Segundo Izidoro, Ourinhos chama atenção pela quantidade de câmeras e por somar o monitoramento nas entradas e saídas da cidade com a proposta de prevenção aos crimes. No estudo, ele pretende analisar e comparar os índices criminais antes e depois da implantação do sistema.

“Os números apresentados por Ourinhos são realmente impressionantes e favoráveis. Hoje, por exemplo, Bragança Paulista tem 170 mil habitantes, não faz divisa com outro estado, tem guarda municipal e possui apenas 72 câmeras disponíveis. Já Ourinhos, com 120 mil habitantes, faz divisa com o PR, tem a guarda municipal em fase de implementação, mas possui mais de 2 mil câmeras”, explicou.