16 MAR 2022
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
Meio Ambiente mantém projeto-piloto de bacia de evotranspiração
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mantém no Viveiro de Mudas Municipal, um projeto-piloto de Bacia de Evapotranspiração, que consiste em um tratamento alternativo de esgoto em um sistema fechado destinado ao tratamento de águas negras, vindas de vasos sanitários.

O projeto busca apresentar ações que unam a eficiência no tratamento e o custo financeiro reduzido, para adquirir o melhor custo beneficio e alcançar os resultados desejados na resolução do problema de tratamento do esgoto.

O sistema consiste na construção de uma caixa de alvenaria, com um duto de pneus, inservíveis, posicionado longitudinalmente no centro da caixa, a qual é preenchida com de materiais dispostos em quatro camadas que servem de filtro para o processo de tratamento da água.

Todo o esgoto vindo de vasos sanitários é descarregado ali e tratado pela ação dos microrganismos, tanto anaeróbicos como aeróbicos. Além da ação dos microrganismos, o tratamento desse esgoto ocorre, também, pela ação biótica, das plantas, que retiram dos resíduos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e absorvem a água para sua nutrição devolvendo-a totalmente purificada ao ambiente, através da evapotranspiração de suas folhas.

O projeto da Bacia de Evapotranspiração foi idealizado em maio de 2021. O Município de Ourinhos tem buscado cumprir os objetivos do desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, através do cumprimento das tarefas do Programa Município Verde Azul. Neste sentido, os dois Programas caminham juntos, paralelamente, visando à sustentabilidade local.