28 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Principais dúvidas sobre a EJA são respondidas em live com o vice-prefeito Lucas Suzuki
Na noite da última segunda-feira (27), o vice-prefeito Lucas Suzuki realizou um tira-dúvidas sobre a abertura de inscrições para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com participação do professor Vagner e a vice-diretora Aline da Escola Amélia Abujamra Maron.

“Para ocupar as várias vagas de emprego que estão surgindo nos novos empreendimento da cidade, é necessário ter completado os estudos. A EJA, oferecida pelo município, traz essa oportunidade para que em pouco tempo as pessoas consigam concluir seus estudos”, disse o vice-prefeito.

Confira a seguir as principais dúvidas respondidas durante a transmissão:

Qual modalidade da EJA a Prefeitura oferece?
A Prefeitura de Ourinhos oferece aulas da EJA para o período do Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 9º ano.

Qual a idade mínima para a EJA Ensino Fundamental?
É preciso ter pelo menos 15 anos de idade.

Existe idade máxima para participar?
Não há limite de idade para começar ou voltar aos estudos.

Quem não sabe ler pode participar?
Sim, são oferecidas aulas de alfabetização a partir do 1º ano, independente da idade mais avançada.

Quanto tempo dura a EJA?
Cada série tem duração de 6 meses na EJA, com exceção da 1ª série.

Parei quase no fim do Ensino Fundamental. Preciso começar do 1º ano?
Não. Você vai ingressar na EJA conforme o último ano concluído. Por exemplo, se o último ano que você terminou foi o 5º ano, vai começar a EJA com os conteúdos do 6º ano.

Quais escolas oferecem aulas?
As escolas do município que oferecem aula são a EMEF Amélia Abujamra Maron, no CDHU, e EMEF Prof José Alves Martins, no Jardim Itamaraty.

Estudantes dos bairros mais distantes das escolas podem participar?
Sim, qualquer pessoa de qualquer bairro de Ourinhos pode participar.

Qual o período de inscrição?
As inscrições serão feitas até o dia 30 de junho, entre as 8h e 21h.

Quais documentos preciso levar?
Para a matrícula, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar do último lugar que estudou.

Quando as aulas do segundo semestre vão começar?
O início das aulas está previsto para a última semana de julho.

Estudei há muito tempo e em outra cidade e não tenho mais meu histórico escolar. Não posso participar?
Fique tranquilo e vá até a escola para realizar a matrícula. A situação será analisada e você poderá estudar normalmente.

Qual o horário das aulas?
As aulas são oferecidas no horário noturno.

Se sair direto do trabalho para a escola, terei tempo para me alimentar?
Sim. Na entrada é servida janta para os alunos.

Vou estudar com crianças?
Não. As aulas da EJA são separadas e diferentes das aulas regulares com as crianças.

Vou receber uniforme?
Sim, a escola entregará uniformes aos alunos.