26 MAI 2023
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Construção do Centro de Convivência do Idoso é iniciada
As obras da Prefeitura de Ourinhos para a construção do Centro de Convivência do Idoso (CCI) já começaram. Em alguns meses, será entregue um prédio totalmente novo, localizado em uma área com cerca de 200 m² entre as ruas Waichi Miwa e Júlio Mori, no Jardim Ouro Verde.

Os secretários Caio Lima (Governo) e Viviane Barros (Assistência e Desenvolvimento Social) estiveram no canteiro de obras acompanhados do vereador Éder Mota, acompanhando os trabalhos, que beneficiará uma grande parcela da população que demanda atenção do Poder Público.

“O CCI vem para trazer qualidade de vida para os idosos, com uma grande variedade de atividades e serviços para que saiam de suas casas, previnam doenças, façam atividades em prol da saúde e sejam atendidos em suas demandas. É uma forma de prevenir a institucionalização, oferecendo um cuidado extra para que os idosos passem o dia e se alimentem bem”, explica Viviane.

Caio Lima lembra que a população idosa está crescendo cada vez mais, e que a Prefeitura está atenta às necessidades presentes e futuras da cidade: “Mais uma conquista inédita da nossa gestão, que trabalha muito com a inclusão e com os idosos. É um espaço mais adequado que trará grandes benefícios. Gostaria de agradecer também ao vereador Éder que nos ajudou a viabilizar esse recurso junto ao Governo do Estado”, completou.

COMO SERÁ O ESPAÇO
O Centro de Convivência do Idoso será mais um serviço ofertado pela Assistência Social as pessoas acima dos 60 anos de idade e visa a melhoria da condição de sociabilidade de idosos com redução e prevenção de situações de isolamento social e de institucionalização, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária, tendo como impacto social esperado um processo de envelhecimento ativo, saudável e independente.

O serviço, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, contará com equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, e irá oferecer inúmeras atividades aos idosos como aulas de informática, atividades físicas e esportivas, dança, entre outras, de acordo com a demanda, e ainda grupos de apoios.

O acesso ao Centro de Convivência se dará por meio de procura espontânea do próprio idoso ou de sua família no local de funcionamento do serviço, ou por encaminhamento da rede socioassistencial referenciada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou ainda por demanda de outras políticas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social.