20 MAI 2014
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM DO CURSO DE PODA DE ÁRVORES RECEBEM CERTIFICADOS

Além de receber informações sobre como fazer a poda propriamente, os profissionais foram orientados quanto à questão da rede de energia elétrica pela CPFL, como adquirir empréstimos do Banco do Povo e como se formalizar pelo SEBRAE

Na tarde da última sexta-feira, 16, a prefeita Belkis Fernandes esteve na sede da Polícia Militar Ambiental de Ourinhos onde foi realizado o encerramento do curso dePoda de Árvores, oferecido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Salto Grande para profissionais e empresas que atuam no ramo.

O curso é mais uma ação do PIMC (Plano Integrado de Melhoria Contínua) lançado recentemente pela prefeitura, que objetiva integrar as ações das secretarias municipais, otimizando os serviços. “Parabenizo todos os que fizeram este curso e agradeço a Polícia Ambiental pela cessão do espaço deste Centro de Educação Ambiental que promove cursos e capacitação. Esse não é só um curso de poda, é uma modalidade profissional. Esse curso ajudou a aprimorar o conhecimento de vocês e teve a integração das secretarias municipais e órgãos estaduais. Vocês terão muito trabalho, porque estamos plantando muitas árvores na cidade. Por fim agradeço ao Pão de Açúcar que gentilmente preparou um delicioso coffee break para fechar com chave de ouro o curso que vocês fizeram”, disse a prefeita Belkis.

O secretário de meio ambiente Diógenes Corrêa Leite falou sobre o curso. “Encerramos o 4º curso que foi realizado em parceria com a Polícia Ambiental e com a Prefeitura de Salto Grande. Tivemos participando desse curso também a CPFL, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Banco do Povo para que eles possam, a juros baixíssimos comprar seu equipamento de trabalho e o SEBRAE que falou sobre esses profissionais se formalizarem, tendo direito a sua aposentadoria, por meio do INSS. Esse curso tem como objetivo a capacitação das pessoas e empresas que trabalham com esse serviço de poda para que eles possam receber orientações técnicas sobre como fazer a poda e também receber da Polícia Ambiental informações sobre o que é ou não crime ambiental. Enfim, esse trabalho faz parte do PIMC, que além das secretarias municipais, integra parceiros de fora também. Isso tudo dá tranquilidade a população que ao precisar do serviço de uma dessas pessoas possa exigir a carteirinha emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, comprovando que aquele profissional esta apto a realizar aquele serviço”, informou Diógenes.

Dirceu Feltrin, prefeito de Salto Grande, também falou sobre a parceria. “Todos os cursos que vocês fazem são importantes para vocês e para os municípios e essa parceria que fizemos com a prefeitura de Ourinhos foi muito importante. Quanto mais vocês se aprimorarem e capricharem no serviços de poda, além de contribuir com a questão ambiental, com o fim das podas drásticas, vocês contribuirão para deixar as cidades mais bonitas”, destacou.

O vereador Inácio J. B. Filho também participou da solenidade de entrega dos certificados. “Parabenizo todos vocês que fizeram o curso. A poda responsável é muito importante”, considerou.

Quem também participou do ato e elogiou os participantes do curso foi o Cabo da Polícia Militar Ambiental, Altemar Brito, o diretor de Agricultura da Secretaria de Meio Ambiente Wanderley Perez e o consultor de Meio Ambiente Leandro.

SELO MUNICÍPIO VERDE-AZUL

Dentro das diretivas para a conquista do selo Município Verde-Azul existe a questão dos consórcios intermunicipais. “Assim fizemos uma parceria com o município de Salto Grande para que tenhamos uma pontuação maior. Essa foi a primeira de outras parcerias que realizaremos até o final do ano para que possamos receber a certificação do selo Verde-Azul”, destacou o secretário Diógenes.

“Quando falamos também do selo município Verde-Azul não é apenas ganhar o certificado, esse selo traz as principais diretrizes que temos que ter para um futuro de sustentabilidade, isso faz o município ter esse compromisso com o meio ambiente e isso o Diógenes e sua equipe tem conhecimento muito grande de todas as áreas que precisam ser trabalhadas”, pontuou a prefeita Belkis.