18 MAR 2024
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Dignidade Menstrual: Centro Pop orienta como fazer retirada de absorventes gratuitos

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Ourinhos auxiliou algumas das usuárias do serviço a fazer a primeira retirada de absorventes gratuitos no programa “Dignidade Menstrual”, que foi iniciado em meados de fevereiro.

De acordo com as regras do programa federal, as pessoas em situação de rua estão entre os grupos atendidos, desde que tenham entre 10 a 49 anos e estejam inscritas no CadÚnico. É necessário realizar também um cadastro digital no sistema “http://gov.br ” e emitir uma autorização no aplicativo Meu SUS, que deve então ser apresentado em uma das unidades da Farmácia Popular no município, onde ocorre a distribuição gratuita dos absorventes.

Como o acesso deste público aos meio tecnológicos exigidos normalmente é limitado, o Centro Pop segue a recomendação de auxiliar as usuárias nas etapas burocráticas para obtenção da autorização, assim como já faz com a obtenção de 2ª via de documentos pessoais, entre outros.

“Estamos no mês de março, muito representativo para falar sobre a luta das mulheres. As mulheres em situação de rua muitas vezes são esquecidas e invisibilizadas, mas aqui no Centro Pop nós trabalhamos para mudar essa realidade. Iniciar este programa agora em março, além de simbólico, é dar mais um passo em busca da autonomia, dignidade e acesso aos direitos como cidadã para cada uma delas”, explica Bruna Souza, gerente do Centro Pop.