A prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria da Mulher e Família, inaugurou nesta segunda-feira (14) a unidade da Casa da Mulher Paulista, um espaço dedicado ao acolhimento, atendimento especializado e fortalecimento das mulheres em situação de vulnerabilidade. Localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1480, no Jardim São Silvestre, a nova estrutura representa um marco para as políticas públicas voltadas às mulheres no município.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Guilherme Gonçalves, do vice-prefeito Alexandre Zóio, secretários municipais, vereadores e importantes autoridades políticas, como o Deputado Federal Capitão Augusto, a Deputada Estadual Dani Alonso e a Secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, a prefeita de Ribeirão do Sul, Elaine Rorato, e primeiras-damas da região, entre outras autoridades.
A Casa da Mulher Paulista é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ourinhos e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. Com investimento de R$ 765 mil, esta é a 19ª unidade inaugurada no estado.
A conquista da unidade também é resultado da atuação da vereadora Raquel Spada, autora do Projeto de Lei aprovado na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que deu à Casa da Mulher Paulista o nome de “Sônia Maria Piemonte Veltrini”, em homenagem a uma mulher de grande representatividade para a cidade. A vereadora também foi a responsável pelo Requerimento nº 105/22, que formalizou o pedido da instalação da Casa em Ourinhos. “Esse espaço representa mais do que acolhimento: ele é um símbolo de respeito, cuidado e oportunidades para que as mulheres de Ourinhos possam viver com dignidade e autonomia financeira, por isso sempre digo, nunca pare até se orgulhar de você”, afirmou Raquel. Ela também agradeceu ao Deputado Estadual Mauro Bragato pelo apoio, para que esse projeto se tornasse uma realidade.
Durante a inauguração, a secretária estadual Valéria Bolsonaro elogiou a estrutura e anunciou que novas unidades da Casa da Mulher Paulista estão previstas para outros municípios. “Temos mais 19 casas para inaugurar e uma fila grande de pedidos. A ideia é levar esse instrumento maravilhoso de capacitação e atendimento para todos os cantos. Muitos cursos serão oferecidos pelo Estado aqui em Ourinhos, com o objetivo de garantir tudo o que as mulheres precisam para manter sua dignidade”, destacou. Ela também ressaltou o diferencial de Ourinhos ao contar com uma Secretaria da Mulher.
Além da capacitação voltada à população em geral, a Casa da Mulher Paulista também ofertará cursos específicos para servidoras municipais. Todos os cursos são custeados pelo Governo do Estado, enquanto a Prefeitura é responsável pela manutenção do espaço e pelos atendimentos, realizados em parceria com a Secretaria da Mulher e outras pastas do governo municipal.
Para a secretária da Mulher e Família de Ourinhos, Caroline Marvulli, o espaço chega para fortalecer a rede de apoio às mulheres ourinhenses. “É um lugar de cuidado, escuta e recomeço. Estamos trabalhando com muita dedicação para que cada mulher se sinta amparada e valorizada aqui em nossa cidade”, afirmou.
O prefeito Guilherme Gonçalves reforçou o compromisso da gestão com a valorização e proteção das mulheres, mesmo em um cenário de contenção de gastos. “A gente tem feito cortes onde é necessário, mas jamais vamos tomar qualquer medida que prejudique as mulheres. Elas são fundamentais para a nossa cidade. Por isso, buscamos apoio do Governo do Estado, para seguir cuidando com responsabilidade e carinho de quem tanto contribui para o desenvolvimento de Ourinhos", destacou.
A unidade oferecerá suporte jurídico, psicológico e emocional, além de cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo feminino, com início já nesta terça-feira (15). A ação integra um conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas à saúde, proteção e valorização da mulher.
Como parte da programação, o município também recebe a partir de hoje (14) a Carreta da Mamografia, instalada na Praça Mello Peixoto. Serão oferecidos exames gratuitos para diagnóstico precoce do câncer de mama, com até 50 atendimentos diários, de segunda a sábado, por ordem de chegada.
SERVIÇO
Confira a agenda:
Cursos Gratuitos para Mulheres
Casa da Mulher Paulista – Av. Getúlio Vargas, 1480
Inscrições no local ou on-line pelo link https://forms.office.com/r/L750P1zjC7
Escolha os cursos e atividades que mais combinam com você e participe!
SEBRAE – WhatsApp para Negócios
Data: Terça-feira, 15/04 | Horário: 8h às 12h
Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta estratégica para seu negócio
SEBRAE DELAS – Seja a Direção do Seu Futuro
Data: Quarta-feira, 23/04 | Horário: 13h às 17h
Um curso voltado ao empoderamento feminino e ao protagonismo nos negócios.
SEBRAE – Faça Fluxo de Caixa e Saiba Para Onde Vai Seu Dinheiro
Data: Quinta-feira, 24/04 | Horário: 13h às 17h
Controle financeiro é essencial para empreender com segurança.
SEBRAE SEJA – Saúde Mental: Vamos Conversar?
Data: Sexta-feira, 25/04 | Horário: 13h às 17h
Bem-estar emocional também faz parte do sucesso.
SENAR – Aproveitamento Integral dos Alimentos
Datas e horários:
Terça-feira, 15/04 – das 08h às 17h
Quarta-feira, 16/04 – das 08h às 17h
Aprenda receitas criativas, saudáveis e sustentáveis.
SENAR – Artesanato em Folhas
Datas e horários:
Terça-feira, 22/04 – das 08h às 17h
Quarta-feira, 23/04 – das 08h às 17h
Quinta-feira, 24/04 – das 08h às 17h
Sexta-feira, 25/04 – das 08h às 17h
Transforme elementos naturais em arte e renda.
SENAR – Alimentação Saudável
Data: Quarta-feira, 23/04 | Horário: das 08h às 17h
Dicas práticas para uma rotina alimentar equilibrada.