A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Família, realizou nesta sexta-feira (22) uma palestra especial referente ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno.
O evento, realizado na sede da Secretaria da Mulher, reuniu gestantes, mães, familiares e profissionais da saúde para um momento de informação e troca de experiências sobre os benefícios da amamentação.
Entre os palestrantes estiveram o médico pediatra Dr. José Luiz de Lima, a coordenadora do Banco de Leite Humano de Ourinhos, Rosilene Marvulli, e Maria Aparecida Chiachia Pasta, representante do Rotary Club de Ourinhos, instituição parceira na iniciativa.
Durante a atividade, os especialistas destacaram que o leite materno é considerado um alimento completo, vivo e insubstituível, oferecendo todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de anticorpos que protegem contra infecções, alergias, diarreias e doenças respiratórias.
“Amamentar é um ato de amor que traz benefícios não apenas para o bebê, mas também para a mãe, fortalecendo vínculos e promovendo saúde. O apoio das famílias e das políticas públicas é essencial para que cada vez mais mulheres tenham condições de amamentar com segurança e tranquilidade”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite Humano de Ourinhos, Rosilene Marvulli .
A secretária da Mulher e Família Caroline Marvulli, ressaltou que a iniciativa integra o conjunto de ações da Prefeitura de Ourinhos e da secretaria, voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres e suas famílias. “O Agosto Dourado reforça nosso compromisso em incentivar a amamentação, apoiar gestantes e conscientizar a sociedade sobre a importância desse gesto tão simples, mas capaz de salvar vidas. Nossa secretaria seguirá atuando em parceria com instituições de saúde e organizações da sociedade civil para fortalecer essa causa”, destacou.
O Banco de Leite Humano de Ourinhos desempenha papel essencial não apenas na coleta e distribuição do leite doado, mas também no suporte às mães durante o processo de amamentação.
Além de orientar sobre a importância do aleitamento, a equipe especializada ensina técnicas para amamentar corretamente, auxilia na pega adequada do bebê, orienta sobre a retirada e armazenamento do leite e oferece acolhimento para superar dificuldades comuns no início da lactação. Quando a amamentação não é possível, o Banco de Leite garante que outros bebês também recebam esse cuidado vital.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As mães que desejarem doar leite excedente ou receber apoio na amamentação podem entrar em contato pelo telefone (14) 3324-2203 ou WhatsApp (14) 99718-5276. O Banco de Leite Humano de Ourinhos fica localizado na Rua Dom Pedro I, 719 – Vila Moraes.
Instituído pela Lei Federal nº 13.435, de 2017, o Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, sendo a cor dourada associada ao padrão-ouro de qualidade do leite humano.
Neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2025) traz o lema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, reforçando a necessidade de políticas públicas, ambientes adequados e redes de apoio que possibilitem o início saudável da vida para todas as crianças.