O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ourinhos recebeu, na manhã da última quinta-feira (13), o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ronaldo Zanchetta, representantes dos CRAS, do Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Conselho Municipal do Idoso e profissionais da Proteção Social Básica e Especial para a apresentação do fechamento do Projeto “Olhares que Cuidam”.
A iniciativa nasceu durante as Pré-Conferências Municipais da Pessoa Idosa, a partir de escutas, reflexões e propostas que apontaram a necessidade de fortalecer a proteção social, ampliar debates sobre direitos e dar visibilidade às diversas formas de violação vivenciadas pela população idosa.
Com base nessa demanda, a equipe do CREAS iniciou a elaboração do projeto, que contou com participação ativa da estagiária Ana Elisa, reconhecida pelo protagonismo e dedicação ao longo de todo o processo. Após concluído, o material foi apresentado à equipe geral do CREAS, que aprovou a proposta, e posteriormente à Secretaria Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal do Idoso, recebendo apoio institucional para sua execução.
O projeto contou ainda com parcerias dos quatro CRAS do município e do Centro de Convivência do Idoso (CCI), fortalecendo a articulação entre os serviços da rede de proteção social básica e especial.
Ciclos de atividades e temas abordados
A execução se deu por meio de quatro ciclos de Rodas de Conversa, totalizando vinte encontros, que discutiram temas fundamentais ao fortalecimento dos direitos da pessoa idosa:
- Tipos de violência contra a pessoa idosa
- Direitos da Pessoa Idosa, com base no Estatuto e nas garantias legais de acesso às políticas públicas
- Direitos Previdenciários e Prevenção de Golpes, com parceria da OAB Ourinhos
- Protagonismo, Autocuidado e Laços Afetivos
Outra frente importante do projeto foram as visitas domiciliares, que possibilitaram um olhar mais atento às condições de vida das pessoas idosas, favorecendo orientações, encaminhamentos e acompanhamento técnico.
Ao todo, as ações alcançaram 328 participantes nas Rodas de Conversa e 53 visitas domiciliares foram realizadas.
Encerramento
O encerramento do “Olhares que Cuidam” aconteceu no dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa. Para marcar a ocasião, foi promovido o evento “Encontro de Gerações”, que reuniu usuários, familiares, profissionais da rede socioassistencial e entidades em uma passeata seguida de um encontro na Praça Mello Peixoto.
Resultados e legado
Segundo a gerente responsável pelo CREAS, Sueli Farias, os resultados foram expressivos: houve maior conscientização sobre direitos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e integração entre os serviços socioassistenciais. As rodas de conversa tornaram-se espaços de troca, aprendizado e valorização das histórias de vida dos participantes.
O projeto deixa como legado o fortalecimento do trabalho coletivo e a compreensão de que o cuidado é um ato ético, político e humano. “Quando a sociedade olha com sensibilidade e escuta com atenção, é possível transformar realidades, garantir direitos e promover dignidade. Amor e cuidado não envelhecem,” destacou Sueli.