27 JUN 2014
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
FUNDO SOCIAL MINISTROU OFICINAS “ÓLEO MUNDO” E COLETOU ÓLEO USADO DURANTE A FAPI

Presente na 48ª FAPI com a barraca do Yakisoba, que repetiu o sucesso dos anos anteriores, o Fundo Social de Solidariedade realizou durante a feira cinco oficinas ecológicas do projeto Óleo Mundo, ensinando cerca de 200 pessoas a transformar óleo de cozinha usado em sabão líquido.

Fátima Perino, presidente do Fundo Social de Solidariedade, falou sobre as ações. “Sempre que é possível colocamoso projeto do Óleo Mundo para que outas pessoas que ainda não tem o conhecimento venham aprender. Esse ano mais uma vez o projeto foi um sucesso na FAPI. As oficinas nos surpreenderam, contou com um número expressivo sendo que mais de 200 pessoas participaram, isso porque não fizemos uma chamada maior por não ter como fazer mais oficinas, mas vimos que o retorno foi positivo. Quanto a coleta do óleo usado, muitos empresários que estavam lá, donos de restaurantes e lanchonetes aderiram ao projeto, trocaram o óleo usado pelo óleo novo ou pelo sabão líquido. Quero agradecer o apoio da SAE, da Kelly, do Ronaldinho, do Vagner, enfim, de todos que estiveram envolvidos. No ano que vem pretendemos ter um espaço maior”.

O objetivo do Fundo Social com as oficinas ecológicas e a coleta do óleo de cozinha usado é despertar nas pessoas que cada um pode fazer a sua parte para preservar o meio ambiente, ensinar a todos sobre o uso correto da água e a não poluição do meio ambiente. “Tentamos mostrar o quanto nosso meio ambiente pode ser bom, só depende de nós e o Fundo Social tem essa parcela. Essa sementinha que foi lançada há alguns anos está germinando dia a dia. Acho que isso é fundamental. Nunca vamos parar com esse projeto que é importante, educa as pessoas. Um senhor que participou de uma das nossas oficinas essa semana nos procurou para comprar óleo usado porque ele está fazendo sabão para vender, então isso mostra que é também uma fonte de renda, porque todo mundo precisa e utiliza sabão. Quem quiser participar das oficinas pode nos procurar na Rua Barão do Rio Branco, próximo a escola Caló, no antigo Centro Profissionalizante. Podem entrar em contato também pelo telefone (14) 3335-1911 e falar com o Vagner ou Luzia, também para a troca do óleo. Estamos lá para orientar e dar oportunidade para as pessoas”, destacou a presidente do Fundo Social.

Quem participou das oficinas realizadas na FAPI pode levar para casa uma amostra do sabão líquido e quem foi até lá também pode adquiri-lo, sendo que o recurso arrecadado será revertido nos projetos realizados pelo Fundo Social.

O trabalho realizado na FAPI pelo Fundo Social contou com a parceria da SAE, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura.