27 JUN 2014
14º FESTIVAL DE MÚSICA DE OURINHOS ABRE INSCRIÇÕES PARA 36 CURSOS

De 19 a 26 de julho acontece o 14o Festival de Música de Ourinhos. Considerado o evento cultural de maior expressão na região, ele oferece, entre outras atrações, dezenas de cursos com duração de 5 dias para instrumentistas, cantores e interessados na cultura musical. O FMO é uma realização da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a APEMO (Associação de Amigos e Pais da Escola Municipal de Música), Governo do Estado de São Paulo, e apoio de empresas locais.

Anualmente, o FMO atrai alunos de diversas partes do País, sobretudo pelo alto nível de seus professores, a maior parte formada por músicos renomados. O FMO também se destaca pelas apresentações musicais que acontecem em vários pontos da cidade com a participação de professores, alunos e músicos convidados, e pelas “canjas” informais em bares da cidade que se tornaram uma marca registrada do festival.

Apesar das mudanças de datas de vários eventos e até do calendário escolar em função da Copa do Mundo de Futebol que acontece no Brasil, a Secretaria Municipal de Cultura decidiu manter a segunda quinzena de julho para a realização do festival. “Estamos num ano atípico, com Copa no Brasil e período pré-eleitoral, quando surgem muitas limitações, inclusive de ordem orçamentária, mas trabalhamos para superá-las sem que tivéssemos que alterar nossa programação”, esclarece Fernando Cavezale, secretário de Cultura.

O rol de professores para este ano mantém o bom nível de anos anteriores, de acordo com Cavezale, com alguns cuidados. “Temos em Ourinhos um festival que abraça tanto a música popular quanto a chamada música clássica ou erudita, e já no ano passado cuidamos para garantir essa dualidade positiva, que a meu ver credita a Ourinhos um diferencial na cena brasileira de festivais, quando, em sua maioria, se especializam em uma outra dessas vertentes musicais”, defende o secretário.

Essa preocupação, revela Cavezale, tem garantido o interesse de professores e alunos das duas linhas musicais, inclusive de mestres que ainda não haviam participado do FMO, como é o caso do multi-instrumentista que será professor de contrabaixo, Arismar do Espírito Santo, e da violinista Elisa Fukuda. Junte-se a eles nomes como Olmir Stocker (guitarra), Paulo Braga (piano), Edu Ribeiro (bateria), Vinícius Dorin (sax), Diego Garbin (trompete), Alessandro Penezzi (violão), Ana Valéria Poles (contrabaixo), Toninho Carrasqueira (flauta), Jairo Chaves (viola), Heloísa Meirelles (violoncelo), Peter Apps (oboé), entre outros grandes nomes já confirmados para o 14o FMO.

Este ano, seguindo o que aconteceu em 2013, o festival homenageará um músico representante da música popular, Milton Nascimento, que desde o ano passado comemora seus 50 anos de carreira, e outro da música erudita, o maestro César Guerra-Peixe, que neste ano completaria 100 anos de nascimento. A partir dos homenageados, a Secretaria Municipal de Cultura prepara uma programação artística que promete agradar ao público em geral.

As inscrições para o FMO estão abertas e podem ser feitas pelo site www.festivaldemusicadeourinhos.com.br onde também são apresentados os cursos oferecidos e seus respectivos professores. Outras informações podem ser esclarecidas pela página da Secretaria https://facebook.com/culturaourinhos ou diretamente em sua sede, à Av. Rodrigues Alves, 170, fone 3302-3344.