28 JUN 2014
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM O FUNDO SOCIAL DO ESTADO PARA PROJETO HORTA EDUCATIVA

Na última quarta-feira, 25, a prefeita Belkis Fernandes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos Fátima Dias Perino assinaram termo de convênio com o FUSSESP (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) para a implantação do projeto Horta Educativa na EMEI Manoel Bandeira e na EMEI Clara Augusta de Noronha.

Com o convênio, o município vai receber materiaisque compõem o “kit horta”, com vista à implantação e execução do programa, que tem como objetivo educar as crianças através de orientações pedagógicas quanto a alimentação e a natureza. “Teremos duas escolas que receberão o projeto, que é a Manoel Bandeira e a Clara Augusta. Temos o cuidador, o diretor que vão ajudar a cuidar da horta na escola. As crianças estarão envolvidas, vão poder degustar, levar para casa e tem a parte pedagógica também. Estão envolvidos o Fundo Social, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a SAE com a questão da utilização da água e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além da equipe de nutricionistas e pedagogas da secretaria de Educação que vão preparar as crianças para receber todas as orientações sobre o plantar, o cuidar e o que isso vai representar na vida delas, é um projeto completo”, explicou Fátima Perino.

Para a prefeita Belkis esse é um projeto muito importante, que pretende estender para outras escolas. “Receberemos o kit para iniciar o projeto em duas escolas, mas nosso objetivo é expandi-lo. O kit que será repassado pelo FUSSESP para o Fundo Social do Município contempla enxada, carrinho, sementes e todo aparato necessário para execução da horta. Agradeço imensamente a presidente do Fundo Estadual Lu Alckmin que sempre nos atende”, destacou.

Fátima Perino informou que como o Fundo Social já tem o projeto da horta solidária já consolidado e algumas escolas também já estão desenvolvendo o projeto de uma horta, não necessariamente através do convênio com o FUSSESP, mas sim com envolvimento do Fundo de Ourinhos. Agradeço imensamente a prefeita Belkis pelo apoio contínuo aos nossos projetos, a dona Lu Alckmin que prontamente atende nossos pedidos, enfim agradeço a todos os secretários municipais e aos nossos parceiros”.

A secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes explicou a importância de se desenvolver um projeto como a Horta Educativa, no aprendizado das crianças. “Já temos o setor nutrição que conta com nutricionistas efetivas que cuidam de todo o cardápio com a necessidade alimentar de cada criança por dia, dependendo da faixa etária. Esse projeto veio suprir a necessidade de educar as crianças, que comem aquilo que oferecemos, mas gostaríamos de despertar o interesse e mostrar que plantando elas aprendem a gostar mais. Quem não comia acaba comendo, então essa é uma ação muito importante, porque felizmente em Ourinhos não temos problema de desnutrição. Essa é uma ação de prevenção alimentar, as crianças terão mais interesse em comer aquele alimento que elas ajudaram e sabem como foi produzido”, ressaltou.

Maria Tereza relembrou o prêmio que a EMEI Manoel Bandeira ganhou “Construindo a Nação”. “Com a professora Maria Tereza Degaspari a escola conquistou o prêmio da fundação Volkswagen, onde ela plantava cheiro verde e fazia o pão com as crianças, que achavam isso o máximo. Essa foi considerada a melhor ação de educação alimentar e agora, em parceria com o FUSSESP e o Fundo Social de Ourinhos temos essa ação também na EMEI Clara Augusta, sendo uma ação que fortalece esse aprendizado nas escolas. Agradeço a Lu Alckmin, a Fátima Perino que é a presidente do FSS na cidade e a prefeita Belkis que sempre incentiva tudo isso e que é uma ação super importante de educação alimentar para as nossas 10.200 crianças”, pontuou a secretária de Educação.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes, Fátima e Maria Tereza durante assinatura do convênio para o projeto Horta Educativa