19 JUL 2014
NOVO PRESIDENTE ELOGIA ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL DE OURINHOS

Os 16 agentes da Defesa Civil de Ourinhos se reuniram na tarde da última quarta-feira, 16, com o novo presidente do órgão, o chefe de Gabinete da Prefeitura José Luís Teixeira Quenca para fazer uma apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Defesa Civil no município, bem como pleitear um veículo para facilitar a execução dos trabalhos do órgão.

Uma das inovações da Defesa Civil é a grande parceria firmada com o Corpo de Bombeiros, que esteve representado na reunião pela Tenente do Quartel Camila Beniti e pela representante do SAMU Enfermeira Carla, que na ocasião representou o coordenador geral do órgão Eduardo Fernando de Souza, sendo a Defesa Civil parceira dos Bombeiros, do SAMU e as Polícias Militar e Rodoviária no atendimento a ocorrências diversas na cidade.

José Luís fez alguns questionamentos sobre a atuação da Defesa Civil, recebeu informações sobre as diversas situações em que os agentes atuam e o trabalho desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros e o SAMU, elogiando a organização do grupo e a presteza com que as ações são realizadas.

“Inteirando-me mais amplamente do trabalho que a Defesa Civil desenvolve, constatamos o comprometimento dos nossos agentes e a importância do trabalho que desenvolvem seja em situações em que atuam sozinhos, seja nas ocorrências em parceria com os Bombeiros e o SAMU, a quem agradecemos imensamente esta oportunidade, que possibilita a capacitação de mais profissionais para atendimento em ocorrências de grandes proporções, como incêndios, por exemplo. Aproveitei o ensejo e os informei que o pleito para viabilizar um veículo para a Defesa Civil foi acatado pela Prefeita Belkis Fernandes e já o estamos providenciando”, destacou José Luís.

Fernando Souza, coordenador do SAMU, ressaltou a importância da parceria. “A integração realizada entre a Defesa Civil e o SAMU, é de suma importância para a sintonia das equipes durante o atendimento a uma emergência, seja ela de pequeno ou de grande porte. Apesar de ambos os serviços atenderem emergências, as suas áreas de atuação são totalmente distintas, enquanto a Defesa Civil atua na prevenção e recuperação o SAMU atua diretamente na Resposta (Socorro às Vítimas). Durante a parceria realizada entre o SAMU e a Defesa Civil, além de conhecer toda a infraestrutura operacional, logística e a Central de Regulação Médica do SAMU, os Agentes da Defesa Civil foram formados em Suporte Básico de Vida, conhecimento este que estão colocando em prática no Estágio de Aprimoramento Profissional, aonde os Agentes atuam como Observadores durante as ocorrências do SAMU.

Para a tenente dos Bombeiros Camila Beniti, a parceria tem resultado em bons frutos. “Nossa parceria é muito importante, porque quando há vontade, essa unidade e os equipamentos necessários para atendimento às ocorrências com certeza o trabalho é facilitado, com o envolvimento e respeito dos profissionais uns com os outros”, elogiou.

Constantemente os agentes da Defesa Civil de Ourinhos passam por treinamentos teóricos e práticos. A última capacitação da qual ainda estão participando é a do SAMU, que seu coordenador Fernando Souza citou acima.

Os agentes já participaram de capacitações e receberam certificados dos cursos realizados de: Motossera, Brigada de Incêndio, Socorrista, dentre outros, como a capacitação de orientação e sinalização com motos que será oferecida pela equipe da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), viabilizada por meio do Tenente Coronel Milton Roberto Dudas da Polícia Militar aos agentes, em razão do bom trabalho desenvolvido por eles durante a cavalgada da 48ª FAPI.

Outra ação importante desenvolvida pela Defesa Civil foi com o tiro de Guerra de Ourinhos, tendo os atiradores sido colocados à disposição pelo subtentente do TG André Teodoro da Silva para auxiliar em determinadas ocorrências, como isolamento de áreas em locais de incndêndio. Agentes da Defesa Civil inclusive deram palestra aos atiradores orientando-os como proceder em determinadas situações.

“A Defesa Civil sempre é acionada pelos parceiros como Bombeiros, Polícia Militar e Rodoviária, assim como pelo SAMU em casos de ocorrências em que os respectivos órgãos recebam chamados e percebam que o fato pode ser resolvido ou contar com o apoio da Defesa Civil, mas em situações como, por exemplo, casas com rachaduras que apresentem riscos à integridade de seus ocupantes, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone da Prefeitura de Ourinhos (14) 3302-6000 para contato com o agente Harald Adolf Scharf”, finalizou José Luís.