31 JUL 2014
PROJETO ADEMAR GUERRA REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE TEATRO EM OURINHOS

O PROJETO ADEMAR GUERRA – parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realizará em agosto, na cidade de Ourinhos o ENCONTRO REGIONAL. A cidade receberá durante todo mês de agosto grupos orientados pelo Projeto na edição de 2014, estes participarão dos Encontros apresentando cenas que serão compartilhadas com equipe de curadoria e outros grupos, fomentando o diálogo sobre os seus processos artísticos. O Encontro tem parceria da Prefeitura Municipal de Ourinhos.

Os Encontros Regionais tem como objetivo acompanhar a produção artística desenvolvida pelos grupos, fortalecer as ações de orientação técnica realizadas pelos artistas-orientadores e compartilhar experiências e práticas teatrais.

Para Sérgio Ferrara, Curador Artístico do Projeto, “os Encontros objetivam propor aos jovens artistas do interior do Estado o intercâmbio e o diálogo, além de atualizar e capacitar, nas mais diversas vertentes teatrais”.

A programação dos encontros é composta por apresentações de cenas dos grupos orientados pelo projeto, palestras, oficinas e workshops.

SOBRE O PROJETO ADEMAR GUERRA

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e faz parte do Programa de Qualificação em Artes, tendo com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

O PROJETO ADEMAR GUERRA tem a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara, que trabalhou com grandes atores como Paulo Autran, Raul Cortez, Eliane Giardini e Rosi Campos, além de grandes dramaturgos como Maria Adelaide Amaral, Mário Bortolotto. Com Plínio Marcos, trabalhou no Teatro de Arena. Por sua direção do espetáculo Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor.

A Coordenação Geral é de Aldo Valentim, consultor e pesquisador em gestão e políticas públicas. É Gerente do Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado. Atualmente também ministra aulas de Políticas Públicas na Pós-Graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC. Tem 15 anos de experiência na área de gestão cultural. Coordenou o Projeto Ademar Guerra de 2003 a 2006.

SOBRE ADEMAR GUERRA

Um dos mais influentes diretores teatrais da geração formada a partir da década de 1950 com a formação e a profissionalização trazida pelo TBC. Dirigiu alguns dos espetáculos que marcaram a grande fase do teatro brasileiro na década de 1960, como "Oh, que delícia de guerra", "Marat/Sade" e "Hair".

Artista multimídia, Ademar Guerra também deixou sua marca na televisão, com "Vila Sésamo", os teleteatros nas TVs Excelsior e Cultura, os especiais na Globo; na música com "Momento 68"; na Ópera "Cosi Fan Tutte" de Mozart; e na dança como um dos principais colaboradores do Ballet Stagium.

Quando em 1964, a Secretaria de Estado da Cultura realizou seu primeiro projeto de monitoramento profissional dirigido a grupos amadores no interior do Estado de São Paulo, Ademar Guerra foi orientador de grupo na cidade de Santo André e com eles montou "Gente como a gente" de Roberto Freire. Estava assim, mesmo sem saber, lançando a semente do que viria a ser o Projeto Ademar Guerra.

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – 30/08

Oficina: Teatro Corpo e voz (Duração: 3 horas) – 9h às 12h ou 14h às 17h

Ministrante: Márcia Baltazar

Local: Centro Cultural Tom Jobim

Rua: Treze de Maio, 300 – Vila Perino – Ourinhos

(30 vagas - oficina voltada para artistas da cidade e grupos não participantes do Projeto).

OFICINA DE TV – 10H-13H-14H-17H (SÁBADO E DOMINGO)

Workshop de Interpretação, inter-relações entre teatro e TV Ministrante: Rai Jr.

Tel.:(14) 3302-1800

(oficina voltada para público da cidade e/ou região)

RECORTES DE CENAS – DAS 10H ÀS 13H E DAS 14H ÀS 17H

Espetáculo - 20h