Com foco no fomento às artes plásticas, sobretudo de artistas locais, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia o projeto SABADARTE, uma mostra de artistas plásticos que vai aconteceraos sábados e a primeira será no próximo dia 9 de agosto.
O local será a Praça das Artes do Espaço Cultural "Luiz Carlos Eloy Jr." (Casa dos Ingleses), das 10h às 20 horas. Já foram convidados 15 artistas cujos trabalhos passaram pela seleção da curadoria do projeto.
ARTISTAS PLÁSTICOS
Um dos artistas plásticos que participará do 1º SABADARTE é Lucas Silva, artista autodidata que desenvolveu a técnica do desenho até conhecer técnicas de pintura. A partir daí, passou a aliar desenho e pintura. Pesquisando formas baratas de fazer arte descobriu que poderia usar objetos comuns como papelão, pano, entre outros materiais de suporte.
Seus trabalhos têm como característica o combate às formas de arte institucionalizadas, critica o capitalismo e o consumismo com forte caráter pessimista e irônico em relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Quem também participará do 1º SABADARTE é a artista plástica Alexandra Martinez. Ourinhense, decoradora e discípula do mestre em restauração Getúlio Zeni, Alexandra Martinez redescobre com seu olhar estético a paixão pela metamorfose de fragmentos do mobiliário. Como objetivo, as artes aplicadas. Da manufatura de matérias recicláveis, tem a natureza como paradigma.
A artista plástica Mannu Valim trabalha com telhas de barro, usando diversas técnicas para transformá-las em obras de artes exclusivas e inconfundíveis. Mannu também estará presente no SABADARTE.
Anthony Leandro Natel de Camargo nasceu em Cerqueira Cesar mas ainda pequeno veio para Ourinhos. Sua paixão por arte vem desde criança, amava pintar e dar asas a imaginação com seus desenhos expressivos. Na escola onde estudou, Josepha Cubas da Silva, manteve-se em destaque pelo sempre envolvimento com a arte através do teatro, da danças e do desenho em sala de aula. Logo suas experiências foram tomando proporções para além da escola. Em busca de aprimoramento e evolução nas artes plásticas, Anthony deseja se manter no meio através de suas obras que ele mesmo define como andrógenas.
Irene Koga é outra artista plástica irá expor no 1º SABADARTE. Irene se identifica com o impressionismo, expressionismo e abstrativismo viajou o mundo, participando de palestras e cursos na Europa. De São Paulo veio se refugiar no interior há muitos anos.
Conviveu com grandes nomes do impressionismo, como Jozan, o escultor Renzo Andrioli e o mestre Franscisco Cimino. Trabalhou como auxiliar de enfermeira de Assis Chateaubriand, de quem recebeu incentivo para as artes. Irene foi atriz e cantora. Hoje passeia do estilo acadêmico ao abstrato.
Edjo, o mago dos pequenos jardins elaborados em vasos, vidros lacrados (terrários) ou abertos, para decoração de ambientes internos. Além dos jardins em miniatura, Edjo cria e produz os recipientes. Como não enxergar arte nessa dupla proposta?