09 AGO 2014
CULTURA OFERECE OFICINA “MEMÓRIA LOCAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Oficina Cultural Tarsila do Amaral, oferece neste mês de agosto o workshop "Memória local e Transformação social".

Serão oferecidas 30 vagas e os interessados poderão se inscrever na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. O workshop acontecerá nos dias 12 (terça) e 13 (quarta) de agosto, das 9h30 às 12h30 e da 13h30 às 16h30, no Espaço Alternativo, ao lado do seminário na Rua Dom José Marelo, Vila Perino, nº 749.

Este workshop pretende capacitar educadores na metodologia da Tecnologia Social da Memória, que permite a coleta e sistematização de dados de épocas passadas para revelar narrativas locais por meio de três pilares: construir, organizar e socializar histórias.

Esta metodologia é uma poderosa ferramenta para ser utilizada em escolas, comunidades e grupos sociais, de modo a valorizar a identidade desses grupos, a história do local onde estão inseridos e as possibilidades de ações efetivas para a transformação de uma dada realidade.

O workshop estará sob a coordenação de Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira, graduada em História e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Desenvolveu projetos baseados na metodologia de história oral para empresas como Petrobras, Vale do Rio Doce e Natura, entre outras. Coordenou o projeto FBB 20 anos: Criando Memória Compartilhada, que deu origem à publicação “Tecnologia Social da Memória – Guia para comunidades, organizações sociais e instituições organizarem suas histórias”.