14 JAN 2015
DEFESA CIVIL ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE OS PERIGOS DE RAIOS DURANTE O VERÃO

Os dados são preocupantes e as pessoas precisam ficar atentas. De acordo com o Inpe (Instituto Nacionalde Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país campeão em incidências de raios, com cerca de 50 milhões por ano, sendo que 43% das vítimas fatais são atingidas no período do verão.

Em 2014, por exemplo, estima-se que 99 pessoas morreram atingidas por raios, sendo 16 delas no Estado de São Paulo e o Sudeste a região com maior incidência de raios no país.

Como as tempestades de verão trazem as descargas atmosféricas, devido ao aumento de temperatura e de poluição nos centros urbanos, a população deve seguir algumas dicas para não ser atingida por uma descarga elétrica.

De acordo com o Chefe da Defesa Civil de Ourinhos, José Luiz Teixeira Quenca, a força de um raio é incontrolável e a única alternativa para não ser atingido é se prevenindo. “Para ter uma noção à força de um raio é de 100 milhões de volts, ou seja, um milhão de vezes maior que a voltagem da tomada elétrica. Por isso, a orientação da Defesa é para que as pessoas não frequentem rios, piscinas e praias em dias de chuva ou que fujam imediatamente de locais descampados quando houver ameaça de temporais. Outra dica importante é se abrigar dentro de carros, pelo fato de os pneus isolarem os raios ou ainda dentro das próprias residências, desde que permaneçam longe de aparelhos ligados na tomada, telefones com fios, entre outros.”

A Defesa Civil informa ainda que caso uma pessoa seja atingida por um raio a melhor maneira de colaborar com a vítima é ligando imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou SAMU para que a vítima seja reanimada. “É importante lembrar que uma pessoa atingida por um raio somente deve ser atendida por um profissional capacitado, por isso, as pessoas podem colaborar acionando um órgão responsável, como SAMU, a própria Defesa ou ainda o Corpo de Bombeiros”, finalizou José Luiz.