21 OUT 2013
Secretaria de Saúde cria sistema para orientação de usuários do “Postão”

Com o intuito de dinamizar o atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde implantou a iniciativa denominada “Posso Ajudar?” há algumas semanas no Centro de Saúde I (Postão).

A iniciativa funciona da seguinte forma: um funcionário do “Postão”, identificado com um colete, fica na entrada da unidade para orientar os usuários sobre o atendimento no local. Além disso, o paciente na recepção já retira sua senha para exames de ultrassom, cartão do SUS, mamografia, etc.

Esse procedimento é realizado atualmente até às 17 horas, porém, se houver necessidade, a Secretaria de Saúde poderá ampliar o horário até às 20h. Gradualmente outras unidades de Saúde poderão a implementar o “Posso Ajudar?”.

O diretor do Centro de Saúde I Hamilton Moreira afirmou que muitas pessoas ficavam na fila sem necessidade, por isso a importância da orientação na entrada. “Anteriormente, as pessoas vinham aqui, porém, na verdade procuravam por atendimento do ambulatório, da secretaria ou até do saúde mental. Por meio desta orientação prévia, conseguimos diminuir o fluxo de pessoas, dinamizar o trabalho e melhorar a organização da unidade”, destacou Hamilton.

A implementação do “Posso Ajudar?” foi baseada em uma sugestão de um usuário do Postão. De acordo com o diretor do Centro de Saúde I, todos os pacientes podem opinar sobre os serviços e propor novas ideias para otimizar o funcionamento da unidade.

“Temos uma caixa de sugestões, a qual pode ser utilizada por qualquer usuário, inclusive incentivamos os mesmos a opinarem sobre o atendimento. Uma das ideias propostas foi a de colocar uma pessoa na entrada da unidade para orientar os pacientes que chegam ao local, assim implementamos o “Posso Ajudar?”, declarou Hamilton.

Toda semana o diretor faz a leitura e análise das sugestões depositadas na caixa. Após a avaliação do secretário Municipal de Saúde André Mello, as propostas que são viáveis são implantadas, outras são guardadas para serem colocadas em práticas de acordo com necessidades e capacidade da unidade.

A iniciativa refletiu na agilidade do atendimento, além de tranquilizar mais os funcionários e usuários. “A proposta é válida, a orientação é importante para o paciente. Facilita tanto para a equipe da unidade quanto para a população”, declarou o usuário do “Postão” Henrique Rodrigues.

FOTO: Funcionária do “Postão” orienta usuário da unidade